WooCommerce
Publicado em 8, junho, 2021.
Última atualização em 8, junho, 2021.

WooCommerce: o que é e como funciona?

Você já conhece o WooCommerce? Com uma funcionalidade perfeita para quem deseja montar um e-commerce, a plataforma completa para o WordPress conta com vários recursos e diferenciais.

Apesar de todos os recursos, o WooCommerce nada mais é do que um plugin da plataforma de CMS. Assim, ela ajuda você e seu negócio a alavancar resultados com toda facilidade de uso e instalação.

Mas para que você entenda melhor, neste artigo vamos falar mais sobre o WooCommerce e como ele funciona. Continue a leitura e saiba mais!

WooCommerce
Saiba mais sobre o melhor plugin para lojas virtuais (WooCommerce / Divulgação)

WooCommerce: o que é?

Em primeiro lugar, precisamos explicar o que é o WooCommerce. Em suma, ele é um plugin desenvolvido para WordPress. O plugin foi desenvolvido para ajudar na criação de lojas virtuais a partir de códigos abertos.

A plataforma auxilia na venda de qualquer tipo de produto ou serviço através do seu site. Desde produtos duráveis até infoprodutos ou assinaturas de conteúdo, é possível vender, basicamente, qualquer coisa por meio do WooCommerce.

Além disso, a plugin conta com integração com vários formas de pagamento, como:

• cartão de crédito e débito;
  • boleto bancário e transferência eletrônica;
  • plataformas de pagamento (PagSeguro, Mercado Pago, PayPal);
  • entre outros.

Para que serve o plugin

Ou seja, o WooCommerce serve para que o usuário possa desenvolver uma loja virtual completa por meio da plataforma WordPress. Para isso, ele utiliza tudo que uma loja virtual tem direito.

Por exemplo, por meio dele é possível vender qualquer coisa. De produtos físico à digitais, como cursos e infoprodutos, o plugin está preparado para lhe auxiliar com a venda.

Da mesma forma, a plataforma oferece funcionalidades como sistema de pagamento integrado, gerencia de entrega e logística e catálogo de produtos.

Para que você tenha total controle em suas vendas, o plugin ainda traz relatórios de desempenho da sua loja online.

Plugin loja virutal
O plugin conta com funcionalidades perfeitas para quem quer construir uma loja virtual (WooCommerce / Divulgação)

WooCommerce: para quem é indicado?

O WooCommerce é reconhecido por ir além das simples funcionalidades para uma loja virtual. Assim a plataforma se destaca por oferecer uma grande facilidade aos usuários, especialmente para quem já tem familiaridade com o WordPress.

Com isso, o plugin é recomendado especialmente para quem trabalha com:

• Afiliados;
  • Clubes de assinaturas;
  • Lojas virtuais e e-commerces;
  • Markteplaces;
  • Produtores digitais.

Diferenciais

Por todos os recursos que garante, o WooCommerce conta ainda com vários diferencias que o destacam no uso da construção de lojas virtuais.

Um deles é a simplicidade e facilidade. A plataforma é bom simples de operar, especialmente para quem tem familiaridade com WordPress.

Outro diferencial é a visibilidade online que a plataforma proporciona, o que traz ainda mais recursos, além de uma otimização completa para SEO.

O sistema ainda é gratuito, bastando apenas a compra do domínio e servidor para utilizá-lo. Com um grande reconhecimento de mercado, o WooCommerce também traz como benefício o ganho de reconhecimento e desenvolvimento de novas funcionalidades.

Instalando o plugin na sua loja virtual

Mas para aproveitar todos os diferenciais que o WooCommerce oferece para sua loja virtual, é preciso saber como instalar o plugin.

Para construir o seu e-commerce com o plugin, você precisa, primeiro, de um cadastro no WordPress e da compra de um domínio e servidor. Em seguida, basta adicionar o plugin através do “Plugins > Adicionar novo”.

Instale e ative a plataforma e ajuste as configurações que achar necessárias. O sistema conta com um ambiente virtual que vai lhe auxiliar no processo. Mas para te ajudar, separamos alguns processos necessário para a configuração do WooCommerce:

• Depois de instalado, o WooCommerce vai criar automaticamente a pagina principal do seu e-commerce, além do carrinho, checkout e “Minha conta”;
  • Em seguida, defina também o país de origem da loja e moeda local, além da unidade de peso e medida – configuração para quem enviará produtos físicos;
  • Escolha quais métodos de pagamento aa sua loja vai aceitar;
  • Por fim adicione os produtos que estarão à venda em sua loja.