WordPress - tudo que você precisa saber 2021
Publicado em 15, abril, 2021.
Última atualização em 19, abril, 2021.

WordPress | Tudo que você precisa saber em 2021

Você provavelmente já conhece o WordPress, mas será que sabe realmente como o maior CMS (Content Management System) funciona?

Neste artigo nós vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre o WordPress em 2021. Continue a leitura e saiba mais!

WordPress - tudo que você precisa saber 2021

O que é o WordPress?

Em primeiro lugar, para esclarecermos, o que é o WordPress? Em resumo, a plataforma é um CMS (Content Management System) Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português.

Mas o que faz esse um CMS? Em suma, o sistema é usado para a administração de sites, blogs, lojas virtuais ou portais de notícias, por exemplo.

A ideia aqui é simplificar a criação e edição de conteúdo em um site, sem que haja a necessidade de conhecer uma linguagem de programação.

Ou seja, o WordPress tem como objetivo permitir que qualquer um, com pouco conhecimento, possa gerenciar seu próprio site.

Como ele funciona?

E como o WordPress funciona? Como a plataforma ajuda o usuário a organizar e gerenciar seu site?

Em resumo, funciona como um software de código aberto, que pode ser baixado de forma gratuita. Para utilizar, você precisa de uma hospedagem, mas, como benefício, conta com uma liberdade de uso muito maior.

Dentre algumas funções que o WordPresse oferece, podemos citar:

• Editar a aparência do site;
  • Gerenciar e criar conteúdos;
  • Adicionar, editar e excluir extensões e plugins;
  • Inserir e editar arquivos de mídia;
  • Acompanhar dados de acesso básicos.
Vantagens do WP

Quais são suas vantagens?

E quais são as vantagens de usar o WordPress como sistema de gerenciamento de conteúdo para criar seu site ou blog?

A plataforma conta com vários benefícios, e para te ajudar a entender melhor, separamos aqui alguns dos principais.

Uso intuitivo

Primeiramente, podemos citar o uso intuitivo da plataforma nas hospedagem e gerenciamento de conteúdo e mídias.

Além disso, por não exigir o uso e preocupação com códigos ou linguagem de programação, fica muito mais fácil, por exemplos, criar e editar um texto, desenvolver uma loja virtual ou portal de notícias.

Facilidade e praticidade

Toda esse uso intuitivo, aliás, também traz uma facilidade e praticidade ao usuário. Seja para instalar o sistema para uso dos recursos, ou mesmo utilizar a plataforma, tudo é bem rápido e fácil.

O objetivo do WordPress é justamente trazer facilidade e rapidez no uso para quem aposta na plataforma para o desenvolvimento de um site.

Opções de plugins e extensões

Outra vantagem que o WordPress possui são as muitas opções de plugins e extensões para uso junto ao sistema de gerenciamento de conteúdo.

Em síntese, o objetivo dos plugins e extensões é ampliar e melhorar a experiência de gerenciamento e uso de um site. Em outras palavras, eles servem de complemente, deixando o seu blog ou loja virtual mais atrativo e otimizado.

Sistema de código aberto

Apesar de não ser uma vantagem direta aos usuários, o WordPress ainda conta como benefício ser um sistema de código aberto. Mas o que isso quer dizer?

Em resumo, o fato de o código fonte do sistema ser aberto possibilita que qualquer um possa personalizar ou aprimorar não apenas a plataforma como também temas e plugins.

Com um sistema de código aberto, a plataforma tem uma comunidade ativa, auxiliando o WordPress a crescer e se aprimorar ainda mais.

Duvidas WordPress

Dúvidas comuns sobre WordPress

Para finalizar, separamos aqui algumas das principais dúvidas sobre o WordPress e o uso da plataforma na criação de sites?

Como criar um site no WordPress?

Como citamos antes, criar um site no WordPress é bem simples e fácil. Nessa aula nós mostramos um pouco de como funciona todo o processo de desenvolvimento de um site na plataforma.

O WordPress é seguro?

Não apenas é seguro também, como também um dos sistemas de criação de sites e blogs mais usados em todo o mundo.

Contudo, vale lembrar que para desenvolver um site seguro de fato, existem alguns cuidados que você precisa adotar.

Boas práticas, como criar senhas fortes, realizar atualizações e instalar apenas plugins seguros vai te ajudar a manter a plataforma ainda mais segura.

Eu preciso saber programar?

Para fazer um site em WP você não precisa saber programar. Apesar de ser um fator que vai te ajudar ainda mais no desenvolvimento do site, não é necessário ter conhecimento sobre programação para isso.

O objetivo da plataforma, aliás, é justamente dar a chance de quem não entender de programação desenvolver e editar seu próprio site.