fbpx
Publicado em 10, fevereiro, 2022.
Última atualização em 14, fevereiro, 2022.

WordPress ou Wix: Qual o melhor criador de sites ?

WordPress ou Wix ? Qual das duas ferramentas de criação sites é a melhor para o meu negócio ? 

Essas são as perguntas que estão sempre rodeando a cabeça de quem quer começar a criar o próprio site mas não conhece muito sobre as plataformas de criação de conteúdo.

Por causa dessas dúvidas, eu preparei esse post explicando todos os detalhes e os pontos positivos de cada ferramenta que você precisa saber antes de escolher uma das duas.

E ainda vou te contar qual é a que eu particularmente recomendo para todos, e qual delas nós da aEscoladeSites utilizamos nos nossos serviços de criação de sites.

Além disso, eu quero te dar um presentão, eu vou deixar pra você no final desse post um super bônus para te ajudar a criar o seu primeiro site e deixá-lo com a cara do seu negócio.

Portanto, fique comigo até o final desse artigo para que você não perca esse presente e nenhum detalhe sobre qual das duas CMS é a melhor.

Vamos alinhar nossos conhecimentos

Antes de começarmos a falar sobre cada uma das plataformas de criação de sites, é muito importante que você saiba alguns pontos para entender o conteúdo desse post.

Essa é uma forma de alinharmos os nossos conhecimentos e deixar mais fácil de entender o que quero te passar nesse artigo.

O que é um CMS ?

 Para começarmos com nossa argumentação sobre cada uma das plataformas de criação de sites, é muito importante que você entenda o que são as CMS.

Essa sigla CMS vem do nome “ Content Management System “, que traduzindo para o português seria algo como: Sistema de gerenciamento de conteúdo.

Que nada mais é que softwares que você usa através do seu navegador, que te possibilita criar sites, gerenciar conteúdos de blogs, páginas de vendas e muito mais.

E tudo isso sem precisar saber absolutamente nada de linguagem de programação e códigos para ter um site profissional com um design na tendência.

Essa porta que a CMS abriu para o público, foi o que revolucionou o mercado de criação de websites, por causa da acessibilidade que ela ofereceu a milhares de pessoas.

Por que, afinal, somente quem era formado nas áreas de TI tinham as habilidades necessárias para a criação de uma estrutura online antigamente.

E com a chegada de ferramentas como o WordPress em 2003, esse cenário mudou e deu a chance para que pessoas leigas possam ter seu próprio negócio na internet.

Plugins

Falando de uma forma bem direta e didática, os plugins nada mais são que aplicativos que você pode instalar no seu site para ter ferramentas a mais.

Imagine a seguinte situação:

“ Você compra um celular e precisa mandar mensagens para seus conhecidos sem precisar pagar por isso.

Para esse tipo de cenário você tem a opção de baixar o Whatsapp, o que nada mais é que um aplicativo que te possibilita mandar mensagens gratuitas.

Desse modo, você tem uma nova funcionalidade dentro do seu celular que foi possível graças ao aplicativo que você baixou de forma gratuita. “

Então, basicamente a utilidade dos plugins é exatamente essa, colocar novos recursos que seu site não teria sem esses aplicativos instalados nele.

E as funções que eles podem proporcionar são inúmeras, que vão de formulários já prontos para facilitar sua vida na hora de criar um, até mostrar como estão seus acessos mensais.

Hospedagem

Caso você já saiba o que é uma hospedagem de site, você pode pular essa parte e ir direto para os tópicos em que eu falo detalhadamente sobre o WordPress em comparação ao Wix.

A importância de se ter uma hospedagem falando de maneira direta, é que seu site não existe na internet sem ela, ou seja, você não tem o espaço virtual que seu negócio precisa.

E é exatamente isso que os serviços de hospedagem de sites vão fazer por você, funcionaria como um aluguel do espaço do seu website em um servidor.

Dessa maneira, assim que comprar seu pacote e um domínio ( endereço online do seu negócio ), automaticamente seu site já estará no ar e pronto para receber visitantes.

Qual é o mais fácil de usar – WordPress ou Wix

Aqui estaremos falando sobre o painel de controle de ambas as ferramentas e qual delas é a mais fácil de manusear e fazer as configurações básicas do seu site.

Começando pelo Wix, podemos dizer que entre as duas ele é o mais fácil de se usar quando o usuário é totalmente novo na plataforma e não conhece nada sobre o assunto.

Isso por que, o Wix foi feito pensando no público leigo que procura fazer seu próprio site sem muitas dificuldades, e por isso a plataforma acaba sendo mais intuitiva que a do WordPress.

Já que o método que o Wix deixa para você criar seu website é muito simples, sendo basicamente arrastar blocos nos lugares que você desejar.

Ou seja, você não terá o trabalho de fazer as configurações iniciais, instalações e modificações em códigos adicionais.

Agora falando um pouco sobre o WordPress, podemos dizer que ele já é um sistema mais aprofundado em questão de configurações.

Em que você faz todo o design do seu site no painel de controle, o que pode deixar quem é novo na plataforma um pouco confuso no começo.

Entretanto, o WordPress vai deixar você livre com um mar de ferramentas para fazer diversas otimizações, mas é importante lembrar que é tudo por sua conta.

Mas, isso não quer dizer que o WordPress seja difícil de manusear, somente fazendo a comparação entre os dois, o Wix acaba saindo na frente na questão de facilidade.

A segurança do WordPress e do Wix estão em dia ?

Segurança é um dos pontos mais importantes em um website, e isso é algo que você deve sim ficar atento antes de ter uma ferramenta como essas.

Por que afinal, ninguém quer ter seus dados roubados ou expostos na internet por falta de segurança de um serviço que você confiou, não é mesmo ?

Tanto o WordPress como o Wix já tiveram em seus históricos grandes ataques hackers nos seus sistemas de segurança, debilitando um pouco a confiança dos usuários por um tempo.

Mas, todos esses problemas foram resolvidos da melhor maneira possível e depois desses ocorridos, estão sendo lançadas atualizações constantemente para a proteção dos dados dos usuários.

Quando falamos do WordPress, a empresa oferece sim um sistema de segurança excelente, porém muitas vezes o cliente é o responsável por melhorar essa proteção.

Isso através de plugins e da própria comunidade do WordPress que estão sempre sugerindo melhorias em diversos pontos da ferramenta.

Porém não pense que esse fato faz do WordPress menos seguro que o Wix, você pode blindar seu site com senhas e sistemas de bloqueios muito eficientes que só o WordPress te oferece.

Já no Wix o único responsável pela parte de segurança do seu site é a própria empresa.

Pois os usuários que optam pelos serviços do Wix não têm acesso a esse tipo de configuração, o que faz com que o peso da responsabilidade seja totalmente da companhia. 

Hospedagem do WordPress e do Wix

Nesse ponto encontramos duas grandes diferenças entre as duas, o WordPress não tem uma hospedagem própria, precisando contratar uma juntamente com um domínio.


E para isso existem diversos planos de hospedagens com muitos benefícios e serviços excelentes que vão turbinar seu site assim que estiverem hospedados nas empresas certas.

Por causa da grande procura por downloads no site oficial do WordPress, muitas das hospedagens que existem hoje já tem integrado com seus serviços o WordPress gratuito.

Como por exemplo a Hostinger, em que você paga muito pouco por uma performance fora da curva, por exemplo.

Eu falo um pouco sobre ela em outro post que vou deixar fácil para você dar uma olhada, para saber mais sobre a Hostinger clique aqui.

Já no Wix você tem a hospedagem gratuita nos servidores da própria empresa, podendo hospedar quantos sites você quiser sem precisar pagar nada por isso.

Mas para ter alguns recursos que uma hospedagem como a Hostinger te proporciona, você precisa optar pelos planos pagos que o Wix disponibiliza.

Performance de um site WordPress e de um site Wix

Quem não quer um site que seja rápido e que tenha a capacidade de receber muitos visitantes com um custo benefício excelente?

Acredito que você seja uma dessas pessoas, e por isso precisamos falar sobre a performance dos sites que são criados em ambas as ferramentas.

A performance do seu site está totalmente ligada aos recursos que o servidor da sua hospedagem oferece e também o layout do seu site.

No Wix você tem diversos planos inclusive gratuitos que vão determinar a quantidade de visitantes que seu site vai suportar sem perder a performance de carregamento.

Os planos gratuitos do Wix oferecem pouco espaço em relação a isso, logo, o interessante seria você comprar algum dos pacotes pagos para ter um site mais rápido.

Diferente do Wix, o WordPress não depende apenas de uma hospedagem para ter uma boa performance. 

Assim como comentei anteriormente, o WordPress tem a possibilidade de instalar plugins dentro do seu painel para adicionar diversos recursos no seu site.

Que vão desde plugins para avaliar como estão as chances de você estar nas primeiras páginas do Google, até aumentar a velocidade de carregamento do seu site.

E por essa razão o WordPress acaba sendo um CMS que auxilia na performance da sua estrutura online mesmo se a hospedagem que você contratou deixou a desejar.

Suporte ao cliente WordPress e cliente Wix

Todas as empresas que estão no mercado de uma forma séria tendem a dar um ótimo suporte para o cliente, seja isso com assistente virtual ou portal de dúvidas em alguma página.

E o WordPress e o Wix não poderiam ser diferentes, pois ambas as empresas oferecem uma central de suporte via e-mail, chat e até telefone.

Mas o que se destaca nesse ponto é o WordPress, exclusivamente por ser um software open source.

Que nada mais é que um programa com códigos abertos para o público sugerir e melhorar a plataforma como um todo.

Por isso, muitos dos problemas que surgem no WordPress são rapidamente solucionados, e a quantidade de plugins desenvolvidos também não para de crescer.

Além disso, por ser uma comunidade ativa que está sempre em busca de otimização do software e ajudar os que estão começando.

Existem fóruns e blogs recheados de conteúdos que tem a intenção de educar e ajudar aqueles que estão tendo problema com alguma coisa na plataforma.

Atualizações no WordPress e no Wix

Atualizações constantes é um ponto importante para qualquer coisa que está na internet, porque elas garantem que bugs sejam corrigidos e melhorias sejam feitas constantemente.

E por isso, no WordPress diariamente são lançadas atualizações no seu software, tanto pela empresa que é responsável pelo WordPress quanto pela comunidade.

Porém, tudo isso é feito de forma manual. Todas as atualizações, backups e corrigir alguns problemas é todo feito por você, ou com auxílio de algum plugin.

Já no Wix é mais simples todo esse processo de manter tudo na versão mais nova, o próprio software se atualiza sozinho quando é disponibilizado alguma atualização,

Ou seja, a única coisa que você precisa se preocupar é produzir seus conteúdos e deixar a parte técnica com a empresa.

SEO: Quem te posicionar melhor no Google – WordPress ou Wix

Neste tópico vou te informar um pouco mais sobre qual das duas ferramentas de criação de sites é a melhor para te posicionar no Google.

E como o vencedor nessa categoria nós temos o WordPress, em que a ferramenta em si não tem grandes recursos de SEO, mas seus plugins poderosos fazem toda a diferença nesse assunto.

O mais famoso deles é o Yoast SEO. Esse plugin será o seu guru e professor na hora de otimizar seus conteúdos para ser melhor ranqueado nos motores de busca.

Ele estará indicando para você quais são os elementos que precisam ser melhorados, e como você pode fazer as mudanças necessárias para conseguir melhores pontuações.

No Wix a história é um pouco diferente, por ser não ser um software aberto para o público, o SEO que ela disponibiliza é totalmente restrito ao que a empresa desenvolve.

E por isso, acaba que apenas alguns recursos são disponibilizados, que a propósito não são ruins, porém menos completos que os do Yoast SEO.

O WordPress é mais caro que o Wix ?

Agora chegamos na parte que todos se interessam em saber, qual é o preço de cada uma das ferramentas e quanto eu preciso desembolsar para ter um bom serviço.

A princípio, as duas são ferramentas gratuitas. Isso mesmo, você não precisa pagar nada para ter essas ferramentas incríveis de construção de sites.

Mas, como dito no tópico de hospedagens, o WordPress só é possível ser usado se você já tiver um domínio e serviço de hospedagem.

Que como recomendei nos tópicos acima pra você, a Hostinger oferece planos acessíveis a partir de R$ 6,99 por mês com domínio grátis por 1 ano e com uma performance excelente.

Então para ter o WordPress disponível, não é necessário gastar rios de dinheiro, com menos de R$ 0,25 centavos por dia você tem essa ferramenta incrível nas suas mãos.

No Wix, você não vai precisar pagar absolutamente nada para ter um construtor de sites nas mãos, você pode começar a desenvolver seu projeto agora mesmo.

Mas, os recursos são limitados e para ter mais opções no seu website como um domínio próprio, você precisará comprar algum dos planos, que são a partir de R$ 6 reais por mês.

Conclusão

Agora fica a seguinte pergunta: Qual CMS é melhor ? WordPress ou Wix ?

Dentre todas as funcionalidades e recursos, o que entrega um leque maior de recursos, possibilidades e performance o WordPress fica como o melhor.

O WordPress é o CMS mais usado em todo o mundo, tendo cerca de ⅓ de todos os sites da internet feitos em WordPress.

Nele você terá um mar infinito de ferramentas, templates prontos e plugins que irão te auxiliar e evitar muito trabalho que você teria se fosse fazer por si mesmo.

Ou seja, você terá mais flexibilidade para criar blogs, lojas onlines, sites institucionais com economia de tempo e profissionalismo.

Inclusive, esse blog que estou usando para passar esse conteúdo para você, foi feito totalmente usando o WordPress e um plugin chamado Elementor.

Em que esse plugin funciona basicamente igual ao construtor de sites do Wix, você precisa somente arrastar blocos e excluir informações que você não deseja. 

E só mais um lembrete, não deixe de conferir a super aula gratuita que preparei pra você, nela você vai aprender tudo que precisa saber para criar um site completo no WordPress.

Se você gostou desse conteúdo e quer mais como esse, não deixe de compartilhá-lo e fazer um comentário sobre o que você achou, críticas construtivas são bem vindas!

Também não deixe de nos seguir no Instagram, Youtube e no Telegram, porque estamos toda semana postando conteúdos que vão enriquecer seu conhecimento no desenvolvimento do seu site !

 Super Bônus: Passo a Passo de como fazer um Site Completo no WordPress

Primeiramente, gostaria de te parabenizar por ter lido esse post até aqui e também pela iniciativa de querer começar uma estrutura na internet.

Tenho certeza que esse conteúdo vai te ajudar muito e trazer resultados excelentes com o que estou te passando aqui gratuitamente.

Cupom de 77% OFF na Hospedagem Hostinger 

No post e no vídeo, eu usei de exemplo a hostinger para voce ter uma noção de preços de uma hospedagem com um ótimo custo benefício

Por isso, eu vou deixar disponível pra você o super desconto de até 77% OFF, para que você tenha o menor gasto possível na hora de desenvolver seu site.

Clique aqui para conseguir 77% de desconto: Eu quero desconto na Hostinger

Compartilhe:

// POSTAGENS RELACIONADAS

// SEUS PROFESSORES

Copyright © 2022. Todos direitos reservados.

AES CRIAÇÃO DE SITES LTDA. CNPJ 27.494.390/0001-50

Fique por dentro!

Quer receber todas as nossas novidades por email?
Se inscreve ai e não perca nenhuma de nossas atualizações! :D

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, clique aqui para ler mais.