Plugins do WordPress
Publicado em 5, maio, 2021.
Última atualização em 5, maio, 2021.

Plugins do WordPress: o que é e como funciona?

Você sabe o que é e como funciona um Plugins do WordPress? Apesar de muitos já terem uma ideia de como é a funcionalidade, nem todos sabem como ela de fato funciona em um site ou blog.

Além disso, para quem está começando no mundo do WordPress, saber mais sobre os plugins é bem importante. Necessários para acrescentar e melhorar alguns recursos da plataforma, os plugins são ferramentas indispensáveis para você.

Sendo assim, separamos neste artigo o que você precisa saber sobre Plugins do WordPress. Continue a leitura e saiba mais!

Plugins do WordPress
Plugins do WordPress: saiba o que é e como usar

Plugins do WordPress: o que é?

Primeiramente, precisamos esclarecer o que é um Plugins do WordPress. Em resumo, o plugin nada mais é do que um código anexado ao seu site ou blog.

Apesar de muitos plugins oferecerem funcionalidades e recursos diferentes, eles, basicamente, têm um funcionamento semelhante.

Isto é, com o plugin você não precisa saber nada sobre programação para adicionar novos recursos ao WordPress. Assim, ao instalar o plugin, os códigos já vêm integrados, sendo automaticamente inseridos.

Qual a função de um plugin?

E qual a função de um Plugins do WordPress? Em suma, os plugins transformam uma simples página em um site completo, com as funcionalidades que você precisa.

Seja para um blog, loja virtual  ou plataforma de cursos online.

Por exemplo, para quem deseja construir uma loja virtual, o WooCommerce é um exemplo de plugin que pode ser utilizado.

Por outro lado, para quem deseja alcançar bons resultados em posicionamento no Google com um blog, o Yoast é um plugin que vai oferecer toda orientação de SEO que você precisa.

Plugin para WordPress
Plugin para WordPress: saiba onde encontrar os melhores

Plugins do WordPress: onde encontrar os melhores?

Mas para usar um Plugins do WordPress, é preciso saber onde encontra-los. E para isso, existem alguns lugares que disponibilizam esse tipo de ferramenta. Exemplo disso é o próprio diretório do WordPress.

É nele que você encontra os melhores plugins, além de opções totalmente seguras e testadas para usar em seu site. Só para exemplificar, nesse diretório você encontra mais de 50 mil plugins.

Além disso, também é possível fazer uso de plugins pagos, disponíveis em lojas online, como o Creative Market, por exemplo.

Como instalar um plugin?

E como fazer a instalação do plugin após realizar a compra? Para o plugin que você adquiriu ou encontrou gratuitamente no diretório do WordPress, basta acessar a aba Plugins à Adicionar novo, no painel de administração.

Caso você tenha adquirido o plugin em outra plataforma, existem duas formas de fazer isso. A primeira é fazer upload de um arquivo .zip no site. Já a terceira é fazer upload via FTP.

O que considerar na escolha de plugins para WordPress

Por fim, ainda vale destacar aqui o que você precisa considerar na hora de escolher quais plugins para WordPress vai usar em  seu site, blog ou loja virtual.

Em resumo, são vários os fatores a se considerar, mas dentre os principais, podemos citar:

• Funcionalidade do plugin: o que o plugin vai oferecer ao seu site? A funcionalidade que você procura está disponível na versão gratuita, ou você terá que pagar? Saiba exatamente se o recurso que procura é oferecido por aquele plugin;
  • Recomendações: saiba quais as avaliações sobre aquele plugin por outros usuários. Também busque saber se há um bom suporte em caso de problemas;
  • Compatibilidade: por fim, não se esqueça de verificar a compatibilidade do plugin com a sua versão instalada do WordPress.