fbpx
Como fazer sua loja online sem gastar muito
Publicado em 2, dezembro, 2021.
Última atualização em 2, dezembro, 2021.

Loja Online: Como fazer sem gastar muito [2022]

Ter uma loja online é o grande divisor de águas das vendas entre um varejista que não tem um comércio na internet e um que já está com seu negócio rodando na web.

A grande razão por trás disso é o fato de que quando os produtos estão expostos em uma vitrine virtual, a quantidade de pessoas que entram em contato com seu produto é maior.

Por isso, podemos dizer que um site de produtos é um grande impulsionador de vendas para quem entra para esse mundo vasto.

Mas, o que muitos pensam é que ter um e-commerce é algo muito caro, porém, isso é um pensamento errado e vou te mostrar o porquê disso!

Hoje em dia é totalmente possível você mesmo criar seu website de vendas sem precisar saber programar absolutamente nada !

Portanto, neste post eu vou te mostrar como você pode criar uma loja online do zero com a sua cara e com um super bônus no final te ensinando a construí-la.

E o melhor de tudo isso é que você não vai precisar gastar milhares de reais fazendo seu primeiro comércio na internet.

Além disso, se você quiser, eu posso te mostrar também um método poderoso e comprovado que vai te ensinar a fazer sites 100% profissional e ainda ganhar mais de R$ 4000 reais por semana.

Pode parecer algo mentiroso o que estou te falando, mas confira os resultados de milhares de pessoas que se atreveram a seguir esse método e hoje faturam alto com sites sem saber programar.

Tudo o que eu vou te ensinar nesse método é o que aEscoladeSites usa para fazer todos os trabalhos de construção de qualquer website, com valores superiores a R$4000 reais.

Se você quiser saber mais sobre essa oportunidade e ganhar muito dinheiro com isso, clique aqui.

Antes de construir sua loja online 

Antes de começar a te mostrar como ter uma loja online, primeiro você precisa ter algumas ideias em mente e também saber sobre algumas ferramentas.

Estarei listando todas elas com os mínimos detalhes logo abaixo para você não perder nenhuma etapa.

1° Escolha um nicho 

Primeiramente, você precisa definir bem um nicho para começar a vender os produtos para as pessoas.

É a partir disso que você saberá o que vender para os usuários que entrarem no seu site.

Você pode comercializar desde roupas até produtos eletrônicos como computadores e celulares.

Se você já atua no mercado a algum tempo e já tem seus clientes comprando de você, provavelmente você não vai precisar dessa parte.

2° Domínio e Hospedagem

Para você ter um site no ar você precisa ter um domínio e uma hospedagem em algum servidor, esse é o único gasto que você terá com a criação da sua loja online.

Mas, não é um valor alto que você precisa investir para comprar uma boa hospedagem. Você precisará desembolsar menos de 15 reais por mês para ter seu site no ar.

Os domínios resumidamente, é o nome que ficará no endereço do seu site, o nosso da aEscoladeSites é por exemplo “ aescoladesites.com.br “.

Provavelmente você já é familiarizado com os domínios mas não sabia que esse era o nome que se dava a eles.

Além dos domínios, você vai precisar também de uma hospedagem para deixar seu site online junto com o domínio.

A hospedagem é um local onde ficará armazenado todas as informações do seu website, e você pagará um aluguel mensal ou anual para ter esse espaço no meio digital.

Existem diversas empresas de hospedagem hoje em dia, e saber qual é a melhor pode ser um desafio para você, porque afinal, ninguém quer um serviço ruim.

Por isso, vou te mostrar uma que recomendo para todos que estão iniciando na construção de uma loja virtual, a Hostinger.

Aqui estão os motivos por que você deve contratar a Hostinger:

  • Preços baixíssimos
  • Carrega seu site mais rápido
  • Te da créditos no Google Ads
  • Pode reembolsar seu dinheiro caso desaprove o serviço

Se você tiver dúvidas de como contratar a Hostinger, eu tenho aqui fácil pra você um passo a passo de como contratar essa hospedagem incrível. Clique aqui para acessar.

3° Instale o WordPress no seu site

Agora que você está com tudo o que é necessário para ter seu site no ar, você precisa instalar dentro da sua estrutura online o WordPress.

O WordPress nada mais é que um aplicativo gratuito que você instala no seu site para conseguir fazer todas as modificações que uma loja online precisa.

Assim que você entrar no painel de controle, você precisa seguir os seguintes passos para instalar o WordPress:

  1. Procure por “ Auto-instalador ” na aba “ Site “
  2. Clique no ícone do WordPress
  3. Coloque as informações do seu site

Após você ter concluído essa sequência de comandos, o WordPress será instalado.

Depois disso, você precisa entrar no seu painel do WordPress para começar a fazer as customizações e instalar mais algumas ferramentas para finalmente iniciar a construção do e-commerce.

Criando sua loja online

Agora chegamos na parte que você vai saber tudo o que precisa ter na sua loja online, desde a parte visual até a parte técnica.

1. Tema WordPress para sua loja online
wordpress para loja online

O tema é o que vai dar a identidade visual do seu site, mas não pode ser qualquer tema da biblioteca do WordPress.

Você precisa escolher por um layout leve e que seja rápido no tempo de carregamento, e isso vai te ajudar a ter mais pessoas entrando e menos demora para abrir suas páginas.

Por isso, tenho uma lista de temas que você pode escolher para colocar e deixar seu site com a sua cara. Os temas são esses:

  • Ocean Wp
  • Hello Elementor
  • StoreFront
  • Astra
  • Neve

Todos esses temas são ideais para construir um e-commerce, porque eles são extremamente otimizados e são flexíveis para fazer suas vitrines de produtos.

2. Plugins para sua loja online
plugins wordpress

Essas são as ferramentas que você vai instalar dentro do seu painel do WordPress para conseguir ter todos os elementos que uma loja na internet precisa.

São os plugins que te auxiliaram a construir todo o layout da sua loja, por isso vou listar os principais que não podem faltar na sua estrutura

Mas, se você não souber como procurar e instalar os plugins não conseguiremos ir em frente, portanto vou deixar o passo a passo pra você logo abaixo:

  1. Procure no seu painel do WordPress por “ Plugins “
  2. Clique em adicionar novo
  3. Escreva o nome do plugin que você quer instalar
  4. Clique em instalar 
  5. Clique em ativar

Agora que você sabe como instalá-los, vou te passar os plugins essenciais que você não pode deixar de ter no seu e-commerce.

Elementor

O Elementor é o plugin que vai mexer em literalmente tudo no seu site, nele você vai conseguir colocar blocos com fotos dos produtos, destaques, textos e muito mais.

Além disso, o Elementor é o segredo por trás da construção de qualquer tipo de website, é nele que você vai desenvolver a sua loja online sem precisar saber programar.

Porque dentro do plugin, já vem diversos blocos e templates já prontos para você modificar e montar seu tema do jeito que você quiser.

Podendo colocar desde contagem regressiva para o término das promoções, até uma galeria de imagens para servir como vitrine de novos produtos.

E o melhor de tudo é que esse aplicativo é gratuito e vai te permitir fazer todo o web design, a única coisa que pode te limitar é sua criatividade !

Inclusive, eu mostro como você vai configurar todo o Elementor na aula passo a passo que deixei no final como um super bônus para você.

Entretanto, se você não estiver contente com as variedades de blocos e layouts que o Elementor gratuito deixa livre para você usar.

Você pode comprar a versão PRO do Elementor, que é a versão que usamos aqui na aEscoladeSites para produzir nossos trabalhos.

Na minha opinião, vale muito a pena comprar essa versão por causa do leque de variedades que você tem disponível para criar sua loja online.

Se você se interessou, vou deixar um link para você conferir os preços dessa ferramenta incrível. Clique aqui para saber mais.

Woocommerce

Se você não quer ter dor de cabeça com a criação da sua loja online, o plugin Woocommerce não pode faltar nas instalações do seu painel do WordPress.

O Woocommerce conta com mais de 4 milhões de usuários usando seus recursos  em suas lojas, e na minha opinião é o melhor plugin para esse uso.

A razão por trás disso, são os recursos que a ferramenta disponibiliza para os usuários integrar com a sua estrutura virtual, que são essenciais para qualquer e-commerce, como:

  • Página de finalizar compra
  • Carrinho de comprar
  • Minha conta

Todas essas páginas já vem configuradas para funcionar em qualquer loja online e por isso esse plugin vai te economizar tempo na hora de desenvolver seu site.

Além disso, o Woocommerce tem diversas configurações para você melhorar a qualidade das informações do seu negócio, como:

  • Classificação dos produtos
  • Permissão para o cliente comprar sem precisar se cadastrar
  • Locais onde você entrega
  • Opção de calcular fretes

Além do mais, você pode colocar seu e-mail profissional para receber todas as informações de novos pedidos, pedidos cancelados, pedidos mal sucedidos, etc.

A partir de todas as informações que o Woocommerce deixa disponível, você terá o controle de todos os acontecimentos da sua loja virtual na palma da sua mão.

Dica aEscoladeSites: recomendo que você deixe a opção do cliente poder comprar sem precisar de cadastrar para facilitar o processo de compra.

Woocommerce Mercado Pago

O Woocommerce Mercado Pago é outro plugin importantíssimo para seu comércio na internet, esse aplicativo vai estar integrado junto com o Woocommerce.

E ele vai ser a ligação entre a conta da sua empresa para receber os pagamentos e a sua loja virtual, ou seja, sem essa ferramenta você não terá o dinheiro dos seus lucros.

O porquê de eu recomendar esse plugin do mercado pago em específico, é pelo fato de ele ter sido desenvolvido pela própria empresa Mercado Pago, ou seja, é um plugin oficial.

Então, por estamos lidando com dinheiro, o que é uma parte muito sigilosa de qualquer e-commerce, recomendo que instale o Woocommerce Mercado Pago.

Woocommerce Correios

Essa é a ferramenta que vai deixar mais fácil o processo de logística da sua empresa, porque ela vai permitir que o comprador calcule o frete da entrega dos correios para sua região.

Nesse plugin você vai conseguir colocar os locais para onde você entrega e ainda os diferentes preços de fretes para cada região.

Além do mais, esse plugin vai te permitir colocar diversos tipos de entrega como SEDEX, PAC, Retirada no local e muito mais.

Esse definitivamente é o plugin que vai facilitar que os compradores do seu e-commerce tenham o preço exato do produto junto com a entrega.

3. Segurança da sua loja online

segurança do seu site

Quando falamos em segurança de um site, estamos falando do certificado SSL que todo site precisa ter para ser considerado confiável.

Isso porque, ele vai garantir que não haverá roubo dos dados das pessoas que estão cadastradas na sua loja, como: cartões de créditos, endereços e dados pessoais.

Por isso, hoje em dia é obrigatório que qualquer site que esteja relacionado com vendas online tenha em sua estrutura o SSL instalado.

Se você não sabe o que é esse certificado, ele é aquele pequeno cadeado ao lado do endereço do seu site.

E é através dele que você saberá se ele já está ativado ou não. 

Caso esteja um sinal de exclamação ao invés do cadeado, você precisa entrar no painel do seu serviço de hospedagem e fazer a instalação.

Se você contratou os planos da Hostinger que mostrei para você no tópico “ Domínio e Hospedagem ”, você não precisará pagar pelo SSL.

Por que assim que você compra qualquer um dos pacotes, já vem gratuitamente um certificado SSL para seu site principal.

Então, se a sua loja online ainda não tem esse recurso, corre para instalá-lo o quanto antes.

4. O design da sua loja online

construindo sua loja online

Ter um layout bonito e na tendência dentro da sua estrutura é algo que realmente vai fazer diferença na hora que os clientes entrarem para comprar seus produtos.

Por isso deixei os melhores temas para você colocar no seu e-commerce no tópico “ Tema para sua loja online “.

Mas além dos temas, eu vou deixar mais dicas para deixar sua estrutura o mais profissional e visualmente atrativa.

Então, me acompanhe nos próximos itens que estarei listando abaixo para você.

Widgets

Os widgets não são necessariamente obrigatórios dentro do seu varejo online, mas podemos considerar que ele é um detalhe que vai passar credibilidade.

Por que credibilidade ?

Porque os widgets vão facilitar a vida de quem está procurando por produtos específicos no seu site, podendo usar filtros para encontrar com mais facilidade o que desejam comprar.

Por exemplo, imagine que você entra em um site de computadores, mas você quer somente notebooks da marca Acer, um bom site de vendas vai deixar você filtrar sua busca.

Com isso, o seu processo de compra vai ser mais rápido e direto, e como resultado o dinheiro pode vir mais rápido para o seu bolso. 

Eu ensino como você configurar e colocar os widgets certos na sua loja online no último tópico deste post, o “ Super Bônus ”.

Menu

O menu nada mais é que aquela barra que fica no topo do site para separar as principais páginas do seu e-commerce.

Por isso, o menu é o elemento que todo web deve ter, para que as pessoas consigam achar as páginas complementares do seu negócio. Como páginas de:

  • Contato
  • Loja
  • Blog
  • Sobre
  • Política de privacidade

Geralmente, você tem o menu já pronto nos temas que passei acima pra você, tendo que fazer somente algumas modificações.

Logotipo

Você provavelmente já viu que muitas marcas, incluindo sites, possuem seu logotipo para compor sua identidade visual.

Mas, se você está começando com sua marca, o logotipo não é um elemento crucial que vai fazer sua loja online deslanchar na hora de vender.

Portanto, recomendo que você concentre suas energias e investimentos em outros pontos que serão mais benéficos para seu negócio como uma boa hospedagem ou um bom tema.

Porém, se você deseja ter um logotipo e não quer pagar um designer para fazer, você mesmo pode criá-lo em aplicativos gratuitos, como o Canva ou LogoMakr.

Inclusive, eu ensino você a criar seu próprio logo na vídeo-aula que deixei exclusivamente para você no final do artigo.

5. Precisa funcionar em todos os dispositivos

loja online em todos os dispositivos

Além de se preocupar com a identidade visual do seu site com cores, temas e organização, você não pode esquecer de fazer sua loja funcionar para todos os dispositivos.

Imagine o seguinte cenário: 

“ Dois clientes estão com o cartão de crédito na mão para comprar os produtos que estão expostos no seu site, um acessou pelo computador e outro pelo celular.

Mas, o site está configurado somente para computador, e para o celular o seu layout está todo bagunçado.

O cliente que entrou pelo celular vai acabar desistindo de comprar seus produtos porque o seu site não está configurado para celular.

Dessa forma, você acabou perdendo uma venda pelo fato de a sua loja online ser funcional só para computador “

O cenário que acabei de pintar para você é algo de dar calafrios, porque você está perdendo um cliente por causa de um erro bobo.

Mas, para que você não passe por esse tipo de situação, você pode assistir esse tutorial de como deixar seu site responsivo.

Nesse vídeo, vou te ensinar bem detalhadamente como você vai deixar seu site funcionando para todos os dispositivos. Clique aqui para assistir.

Faça o marketing da sua loja online

Além de todos os detalhes técnicos e visuais do seu varejo na internet, é muito importante que você esteja mostrando para as pessoas que seu negócio existe.

Por isso, fazer a divulgação nas redes sociais como facebook e o instagram, é uma ótima forma de atrair mais pessoas para dentro da sua loja online, o que com certeza irá aumentar suas chances de vendas.

Além disso, você pode fazer com que milhares de pessoas encontrem seu site sem você investir um centavo para isso, através do que chamamos de estratégias de SEO.

Mas aí você me pergunta: O que é esse tal de SEO ?

O SEO nada mais é que técnicas que você usa para o Google te colocar na primeira página das pesquisas relacionadas ao que você vende.

Se você quer saber mais sobre esse mecanismo poderoso, você pode acessar um conteúdo completo que preparei para você ter mais visitas todos os meses. Clique aqui para saber mais.

Conclusão

Agora que você sabe tudo o que sua loja online precisa ter, você só precisa colocar em prática tudo isso que te apresentei e ver os resultados !

Todas as dicas vão deixar seu site o mais profissional possível  para qualquer nicho que você escolher vender.

Mas, se você tem dúvidas em como fazer todos esses processos, o que pode ser algo complicado para quem não entende muito de internet.

Eu deixei logo abaixo, uma vídeo-aula completa em que eu te ensino o passo a passo de como criar uma loja virtual sem precisar investir muito e de maneira didática.

Mais de 1 milhão de pessoas já assistiram essa aula e construíram seus sites para varejo na internet sem precisar investir milhares de reais.

Agora é sua vez de colocar seu negócio de sucesso na internet !

E um lembrete, não deixe de conferir o método poderoso que vai te ensinar a ganhar mais de R$ 4000 reais por semana.

Se você gostou desse conteúdo e quer deixar seu site cada vez melhor, não deixe de nos seguir no Instagram e no Youtube

Estamos toda semana postando conteúdos que vão enriquecer seu conhecimento no desenvolvimento do seu site!

Super Bônus

Pra você que ficou até o final gostaria de parabenizá-lo pela sua atitude de querer começar a sua loja na internet, isso vai com certeza te gerar mais vendas!

Por isso, vou deixar fácil aqui para você uma aula completa em que eu ensino como você vai fazer seu e-commerce na prática, com todos os detalhes que não podem faltar.

Compartilhe:

// POSTAGENS RELACIONADAS

// SEUS PROFESSORES

Copyright © 2021. Todos direitos reservados.

AES CRIAÇÃO DE SITES LTDA. CNPJ 27.494.390/0001-50

Fique por dentro!

Quer receber todas as nossas novidades por email?
Se inscreve ai e não perca nenhuma de nossas atualizações! :D

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, clique aqui para ler mais.