Publicado em 22, abril, 2020.
Última atualização em 13, fevereiro, 2021.

Como Fazer a Instalação do WordPress no CPanel – HostGator

Recentemente, vte ensinamos como contratar um domínio e hospedagem para o seu site usando a HostGator. (Veja o tutorial completo aqui)

Assim, eu vou te ensinar como fazer isso agora mesmo, matando a sua curiosidade de uma vez por todas.

Iniciando a instalação do WordPress

Faça login com a sua conta no CPanel. No CPanel, você vai encontrar várias informações e “aplicativos”. Neste tutorial, vamos focar apenas na parte Software.

Neste caso, temos o Softaculous Apps Installer. Ele irá abrir um próximo painel, e é nele que você encontrará o seu WordPress. A primeira coisa que você pode fazer é selecionar o domínio que irá controlar com o WordPress.

Neste mesmo painel, é possível mudar o nome do site e sua descrição.

Você também pode se dar de cara com uma parte com o nome Admin Account. Neste caso, você deve criar um nome de usuário e senha, escolhendo a mais forte possível! O e-mail do administrador também pode ser mudado.

Abaixo é possível fazer a escolha do idioma, que no nosso caso é Português-BR! Obs: se você colocar em “Portuguese” (sem o BR), estará colocando o português de Portugal e não o Brasileiro.

Não há necessidade de escolher um tema pré-definido!

Por fim, clique no botão “Instalar”, e a instalação do WordPress será feita com sucesso.

Ele vai lhe fornecer um link, o qual você pode usar para acessar seu site e fazer login, dando acesso as áreas de edição.

Este é o momento em que você terá acesso ao seu painel do WordPress.

Nele, você poderá fazer a instalação de plugins e editar seu site da forma que você desejar.

Todo o tutorial foi baseado no HostGator, mas você pode seguir para outros servidores também.

E depois de feita a instalação?

Depois que a instalação do WordPress for terminada, você terá toda uma liberdade de edição para seu site. Nós, da escola de sites, usamos o Elementor, um plugin do WordPress, para trabalhar em algumas áreas.

Eu te recomendo muito, pois ele é essencial para criação de páginas, trabalhar no design, adicionar links e outras coisas que você talvez nem imagine.

Em nosso site, você pode encontrar vários exemplos, e no nosso canal no YouTube temos vários tutoriais em vídeos ensinando a usar algumas funções incríveis do WordPress.

Dessa forma, você consegue tornar seu site mais dinâmico e com uma cara mais profissional, além de deixá-lo com a sua cara (ou a de sua empresa).

As vantagens do WordPress

O primeiro mérito é certamente o de ser atualmente muito utilizado, por isso existem milhares de apoios e ampla manobra de ação: quantidade praticamente ilimitada de temas, tanto gratuitos quanto pagos, de plugins e um suporte cada vez mais extenso e completo.

A comunidade é uma das forças mais fortes do WordPress, pois é animada e constantemente atualizada.

WordPress é um software simples e adaptável. Intuitivo, baseado em uma acessibilidade cada vez mais desenvolvida e muito atenta à experiência do usuário.

As atualizações recentes avançaram nesse ponto, tentando construir uma interface mais intuitiva e compreensível até mesmo para aqueles que não têm conhecimento de informática ou fortes habilidades na web.

WordPress é perfeito quando você quer criar um blog ou um site sem demandas excessivas.

Atualmente existem tantos temas que praticamente nos encontramos já com um site feito, se optarmos já por iniciar o caminho certo e conseguir satisfazer suas necessidades, pelo menos as principais.

A instalação do WordPress pode realmente trazer milhares de benefícios, e se você quer um site profissional, a minha recomendação é ele. Afinal de contas, pra que a gente vai querer um site se ele não profissional?