fbpx
Publicado em 10, junho, 2022.
Última atualização em 23, junho, 2022.

Como Criar um Site Completo do Zero em 2022

Ter um site rodando na internet é um grande diferencial para quem deseja ter uma presença online de respeito.

Por que, afinal, um site é um dos principais pilares se não o principal de um negócio na internet. 

Através dele, os usuários têm acesso a todas as suas informações importantes sobre você ou da sua empresa.

Sendo essas informações: contatos para contratação do seu serviço, redes sociais, orçamentos, sobre sua história, seus propósitos, promoções, dentre outros pontos relevantes.

Contudo, saber como criar um site muitas vezes é um desafio para grande parte das pessoas, pois pensam que para ter um website é preciso desembolsar muito dinheiro.

E ainda se não tem recursos financeiros, também pensam que é necessários anos de estudos de linguagem de programação para criar seu próprio site.

Para sua sorte, hoje em dia você é capaz de produzir sites tão profissionais quanto os que são desenvolvidos por códigos de programação sem nunca ter feito um website antes.

E é exatamente isso que você vai aprender hoje.

Nesse post você terá na palma da sua mão todos os segredos de como criar um site sem precisar programar absolutamente nada e ainda ter sua estrutura online pronta em poucas horas.

Ficou curioso? Então leia atentamente todos os tópicos abaixo para aprender como criar um site profissional do zero pagando pouco e sem usar uma linha de códigos.

Ah e também deixei um presente para você no último item deste artigo, aproveite… é de graça!

Para Criar um Site Precisamos de um Domínio e uma Hospedagem 

Como o primeiro passo na sua jornada para criar seu site, você precisa de um domínio e de uma hospedagem para que os visitantes possam acessá-lo.

A hospedagem podemos resumir como um “ terreno online “ que você aluga para que seu website possa estar na internet e disponível para receber visitantes.

Ou seja, você compra por um determinado tempo um espaço em um servidor de uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Dentro desse serviço de hospedagem, você irá criar o seu domínio, que será o endereço virtual da sua estrutura online. Em suma, são os famosos links como: “aescoladesites.com.br”.

Qual a hospedagem com o melhor custo benefício?

Assim como em qualquer setor tanto do comércio físico quanto no online, existem diversas empresas que oferecem o mesmo produto.

E com as hospedagens não seria diferente. Atualmente existem diversas instituições de vários países que oferecem pacotes com preços baixos, médios e altos.

Contudo, o grande desafio é encontrar uma que ofereça bons serviços por preços justos.

E foi com essa finalidade que aEscoladeSites selecionou a melhor empresa de serviço de hospedagem com o melhor custo-benefício do mercado.

Estou falando da Hostinger, uma das mais antigas e bem avaliadas empresas de hospedagem que temos atualmente.

Nela você irá encontrar tecnologias de otimização de sites por preços baixíssimos, que geralmente é oferecido somente nos pacotes mais caros nas outras companhias. 

Logo abaixo, vou disponibilizar uma tabela com os preços que atualmente a Hostinger está ofertando para seus clientes:

Preços de Hospedagem Hostinger

Como você pôde ver, o máximo que você irá pagar para ter um bom servidor é o valor de R$ 22,99 por mês, é metade do valor de uma pizza que você compra no fim de semana!

Entretanto, o ideal para quem está começando é optar pelo pacote “ Premium “.

Nesse plano, você vai desembolsar um valor um pouco maior que o plano mais simples, porém terá mais recursos disponíveis e diversos bônus gratuitos.

Se você se interessou por esse serviço de hospedagem, vou deixar um descontão da aEscoladeSites disponível para você começar com o pé direito na internet.

Para ter acesso a até 77% OFF clique aqui: Eu quero desconto na Hostinger

Passo a Passo como contratar a Hostinger
  1. Entre pelo link do desconto
  2. Escolha um dos planos e coloque no carrinho
  3. Selecione quanto tempo deseja contratar a hospedagem
  4. Crie uma conta
  5. Escolha as formas de pagamento
  6. Pegue mais um cupom de desconto: AESCOLADESITES
  7. Finalize a compra e clique em continuar
  8. Clique em “ Configurar WordPress Starter “
  9. Crie sua conta WordPress
  10. Não selecione nenhum dos templates
  11. Clique em “ Quero meu domínio grátis “ e crie seu domínio
  12. Faça as configurações finais e clique em “ Continuar “
  13. Clique em “ Visualizar Site “

Depois de concluído todas as etapas, seu site está pronto para ser acessado e também pronto para começar a receber suas primeiras modificações.

Caso você tenha dificuldades em fazer a contratação, o super bônus que deixei no final irá te ensinar na prática como fazer todo o processo.

Criando seu Site com o WordPress

Assim que passada a primeira etapa de contratar um serviço de hospedagem e criar um domínio, entramos na segunda etapa da criação de um site – o WordPress.

O WordPress é o CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) mais popular da atualidade. Cerca de 38% de todos os sites da internet são feitos por essa plataforma.

Isso por causa da facilidade que o software entrega para criar sites sem precisar escrever uma linha de código, e ainda trazer resultados com a mesma qualidade.

Basicamente, o WordPress é o sistema que servirá de base para criar a identidade visual do seu projeto, integrar sistemas de segurança, sistema de entrega, sistema de pagamentos, dentre outros recursos essenciais.

WordPress.com e WordPress.org

Um detalhe que você precisa estar atento, é que existem dois domínios para ter o WordPress instalado: o WordPress.com e o WordPress.org

Apesar de ser a mesma ferramenta, existem diferenças entre os dois domínios. 

Enquanto o WordPress.org é uma ferramenta gratuita e integrada com uma hospedagem à parte, o WordPress.com é um serviço de hospedagem da própria empresa com o sistema WordPress também integrado.

Porém, a hospedagem do WordPress.com é até 7 vezes mais cara que uma hospedagem da Hostinger por exemplo, e ainda oferece menos recursos.

Ou seja, nesse caso você estará pagando mais pelo mesmo produto. 

Então, o que aEscoladeSites sempre recomenda para nossos leitores, é que sempre opte por hospedagens de outras empresas que sejam compatíveis com o WordPress.

Passo a passo para entrar no seu site

Se você seguiu o passo a passo da primeira etapa, não é necessário se preocupar com a instalação do WordPress. 

Pois nas configurações do painel da Hostinger já foi realizada a integração do WordPress com sua hospedagem.

Para essa segunda etapa, vamos entrar no seu site a partir de sua URL ou o seu domínio e realizar as primeiras configurações.

  1. Acesse seu domínio e escreva “/wp-admin” (Ex: “Seusite.com.br/wp-admin)
  2. Coloque sua conta WordPress 
  3. Clique em “Configurações” e em seguida em “Links Permanentes”
  4. Selecione “Nome do Post”
  5. Clique em “Salvar as Alterações”

Depois de aprendido como entrar na estrutura do seu website, você está preparado para começar a mexer na parte visual do seu projeto. Me acompanhe nas próximas linhas.

Tema

Se você deseja criar um site de sucesso com certeza você precisará de um design que impressione seus visitantes. 

Porque afinal, o design fará grande parte do trabalho de manter o usuário navegando na sua estrutura e consumindo o conteúdo que está sendo apresentado nela.

E como prometi para você nas primeiras linhas deste post, um dos segredos para ter um site profissional sem precisar programar está nesse tópico – a escolha de um tema.

Contudo, não são todos que vão entregar a melhor performance para o seu projeto. Logo abaixo, estarei listando os 5 melhores:

  1. Astra 
  2. StoreFront
  3. OceanWP
  4. Neve
  5. Hello Elementor

Todos os layouts citados acima se encaixam para qualquer tipo de site que deseja construir, ou seja, são todos flexíveis para construir desde um e-commerce até um site empresarial.

E dentre os 5, existe o que considero o melhor e mais otimizado de todos os temas gratuitos do WordPress, o tema Astra. 

Em quase todos os nossos tutoriais utilizamos os layouts do Astra para construir os mais variados tipos de sites, então não tenha dúvidas em escolher este para seu projeto.

Passo a passo para instalar um tema
  1. Clique em “ Aparências “ no painel principal
  2. Selecione “Temas”
  3. Em seguida “Adicionar novo”
  4. Pesquise por “Astras”
  5. Instale e ative o tema

Prontinho! Seguindo esses passos o seu site já estará com uma nova cara e pronto para ser moldado no perfil do seu negócio.

As primeiras modificações já podem ser realizadas clicando em “ Personalizar “ localizado no canto superior esquerdo da sua tela quando visualizar seu site .

Assim que clicar nesta opção, você poderá inserir a logo do seu negócio e também mudar a paleta de cores do mesmo. 

Dessa maneira, o seu projeto já irá começar finalmente a ficar com a cara do seu empreendimento.

Incrível não é mesmo? 

O seu website já está quase pronto, mas ele ainda precisa de mais alguns ajustes e recursos adicionais que estarei te explicando melhor a seguir.

Para Turbinar a Criação de um Site, Precisamos dos Plugins

Para este tópico temos os queridinhos dos web designers que utilizam o WordPress para desenvolver seus projetos: os plugins.

Os plugins nada mais são que aplicativos que acrescentam funcionalidades a mais nos sites desenvolvidos no WordPress.

Basicamente, podemos relacioná-los com um celular novo, em que quando você compra um novo aparelho, geralmente está instalado somente os aplicativos de fábrica. 

Contudo existem apps que são indispensáveis no seu dia a dia, como Facebook, Whatsapp, Aplicativos de Bancos, etc.

E para o WordPress o mesmo princípio se aplica, mas ao invés de utilizar a PlayStore para baixar esse aplicativos, usamos a biblioteca de plugins do WordPress.

Nela existem plugins dos mais diversos tipos, desde especializados em backups até plugins para otimizar a velocidade de carregamento do site.

Logo abaixo estarei listando os plugins que são indispensáveis e não podem faltar na sua estrutura online:

1. Elementor

O Elementor sem sombra de dúvidas é o principal plugin que deve estar instalado no seu site. 

Nós da aEscoladeSites utilizamos e recomendamos para todos que desejam construir um site profissional e com um design único.

A partir dele, você irá construir páginas completas apenas arrastando blocos nos lugares que desejar, como um LEGO.

Além disso, o Elementor possui recursos de diversos plugins, como carrossel de imagens, botões de redes sociais, depoimentos, tabela de preços, posts e muito mais.

E por isso, não é necessário realizar a instalação de dezenas de plugins no seu website, o que muitas vezes pode prejudicar a performance do mesmo.

Ou seja, este plugin se encaixa perfeitamente em todos os tipos de sites, desde blogs que postam conteúdos diariamente até lojas online que necessitam expor seus produtos.

2. Woocommerce

Este é o plugin perfeito para quem busca construir um e-commerce. 

O Woocommerce entrega toda a estrutura que uma loja online precisa com apenas alguns cliques, como cadastro de produtos, promoções, cupons de desconto, categoria de produtos, etc.

3. Correios for Woocommerce

O plugin dos Correios é mais um dos que são indispensáveis para uma loja virtual.

Este é um plugin integrado com o Woocommerce e tem como objetivo construir a parte de logística. 

Com o Correios for Woocommerce, você terá a estrutura de entrega já pronta, com os cálculos de frete já realizados, opção de entrega rápida com Sedex, cadastro de CEP, etc.

4. Mercado Pago para Woocommerce

E como nosso 4º plugin temos mais uma integração com o Woocommerce, mas dessa vez com sistema de pagamento.

Assim como nos anteriores, o Mercado Pago para Woocommerce tem o objetivo de entregar toda a parte de pagamento da sua loja virtual, como as opções de: cartões de crédito, boletos e pix.

Além disso, esse plugin possui páginas prontas para pagamentos, sendo somente necessário fazer alguns ajustes para o seu projeto.

5.All-in-one WP Security

O All-in-one WP Security é o plugin que se encaixa em todos os tipos de sites, pois ele tem como finalidade reforçar a segurança do seu sistema.

Isso através dos recursos como: bloqueio de login, tentativas máximas, período mínimo para realizar o login novamente, avisos por e-mails e outros.

6. HappyFiles

Este tem como finalidade otimizar a organização de mídia do seu site WordPress. 

Com o HappyFiles é possível você organizar imagens, ícones e posts por categorias e dessa maneira facilitar o trabalho de procurar elementos específicos na galeria do WordPress. 

Acredite, se o site que você procura fazer está relacionado a trabalhar com muitas imagens ou posts, este plugin irá te economizar muito tempo.

7.Yoast SEO

No 7º lugar da nossa lista de plugins que não podem faltar em um site temos o Yoast SEO.

Esse é um plugin que podemos considerar a peça chave de um site que trabalha com postagens de conteúdo, pois ele vai indicar o quão bem posicionado no Google o post estará.

Isso através de análises e pontuações que o software dará para seus conteúdos produzidos. 

A partir dessa pontuação, você receberá sugestões de melhoria em seus conteúdos, e dessa maneira melhorar o posicionamento do seu site nos motores de pesquisa.

Por esse motivo, o Yoast SEO é ideal para websites que trabalham com postagem de conteúdos, como por exemplo blogs.

8.Wp Fastest Cache

O cache de um site é um dos fatores que influenciam na velocidade de carregamento. 

Ele tem a função de armazenar informações do seu website para que na próxima vez que o usuário acessar novamente seu domínio, o tempo de processamento dessas informações seja menor.

E para essa finalidade o WP Fastest é perfeito em um site WordPress, por que além de ser gratuito, ele também possui nota máxima nas avaliações.

9. UpdraftPlus 

E como o último plugin e tão essencial quanto os outros, temos o UpdraftPlus, a solução para realizar seus backups de segurança.

Realizar backups de um site de tempos em tempos é uma das medidas de segurança que protegem seu negócio contra possíveis ataques cibernéticos.

Pois é a partir dos backups que você terá uma cópia de segurança para caso aconteça algum imprevisto.

E a razão por trás de recomendar este plugin, é que os números de instalações passam dos 3 milhões e ainda com nota máxima nas avaliações.

Além disso, o UpdraftPlus possui recursos como programação de backups, em que não é necessário se preocupar com as cópias do seu site, pois são realizadas de forma automática.

Passo a passo como instalar plugins 

A seguir você vai aprender como instalar plugin no seu painel do WordPress:

  1. Na aba principal, clique em “ Plugins ”
  2. Selecione “ Adicionar Novo “
  3. Em seguida digite o nome do plugin que você deseja instalar
  4. Clique na opção “ Instalar Agora “
  5. Clique em “ Ativar “

Elementor PRO e o Novo Modelo de Criar um Site

elementor pro para criar um site

Assim como comentado no tópico acima, o Elementor é o principal plugin que deve estar instalado na sua biblioteca do WordPresss.

E por isso, ele merece um espaço a mais neste conteúdo!

O Elementor PRO é a versão paga do plugin Elementor. Nessa versão, você tem uma infinidade de recursos para deixar seu site cada vez mais sofisticado, atrativo e profissional.

Na versão gratuita, é disponibilizado apenas as ferramentas básicas para se construir um site.

Contudo, se você deseja ter um site que esteja em um patamar superior aos concorrentes e com recursos únicos, recomendo que faça um investimento na versão PRO.

Aqui estarei listando alguns recursos que você só tem acesso na versão premium do Elementor:

  • Lista de preços: ideal para quem está em busca de construir um e-commerce
  • Posts: com esse artifício você recebe a estrutura de postagens montadas, com descrição, data de publicação, imagem e muito mais.
  • Formulário: os formulários são perfeitos para entender mais sobre seu público, e também uma forma de conseguir o contato dos mesmos.
  • Pixel do Facebook: nesse recurso é possível incorporar o pixel do Facebook com seu site, podendo monitorar melhor o comportamento dos seus seguidores.
  • Contagem Regressiva: a contagem regressiva é um potencializador de vendas, em que você pode deixar explícito para seus visitantes qual o tempo restante para o fim de uma promoção ou evento.

Os itens listados acima são apenas alguns dos recursos que deixam seu site mais atrativo para o cliente e também entrega na sua mão informações importantes sobre seu público.

Quer saber mais sobre o Elementor PRO? Clique no link abaixo

Me interessei pelo Elementor PRO

Também não deixe de conferir os dois vídeos da aEscoladeSites sobre o Elementor PRO:

FlexBox Containers para Criar Sites
atualização elementor flexbox

A equipe desenvolvedora do Elementor está constantemente realizando atualizações no seu programa, sendo algumas com melhorias sucintas e outras com grandes mudanças.

Atualmente, está disponível para o público a fase de teste de um novo conceito de construção de páginas – o FlexBox Containers.

Nessa nova atualização que possui data para se tornar oficial, o modo de construir um site será mais simples e dinâmico, em que não será mais necessário utilizar seções e colunas.

Para saber mais sobre, clique aqui: Mais informações sobre FlexBox Containers

Criando a Primeira Página de um Site no Elementor

Após ter aprendido como realizar as configurações básicas de um site, com instalação de plugins, escolha de um tema, hospedagem, etc.

Chegou o momento de colocar a mão na massa e construir as primeiras páginas do seu site. Para começar a realizar as mudanças siga o tutorial abaixo.

Passo a passo para as primeiras modificações
  1. Procure por “ Páginas “ no painel do WordPress
  2. Crie uma nova página
  3. Selecione a opção “ Editar com Elementor ”

Assim que abrir a tela inicial do Elementor, você já pode começar a moldar o layout do seu site com a cara do seu negócio.

Para te ajudar com a criação do design, eu deixei um presente para você no último tópico, não deixe de conferi-lo!

Responsividade

A palavra responsividade pode causar confusão em quem é leigo no assunto, mas é mais simples do que parece!

Um site responsivo resumidamente é um site que funciona perfeitamente em todos os dispositivos

Ou seja, o layout de um site precisa estar configurado para atender usuários que acessam seu negócio por celulares, computadores e tablets.

E isso influencia diretamente nas suas vendas, experiência de usuário e também na sua posição no Google quando procurarem por seus conteúdos.

Portanto, a responsividade é um fator que precisa ser levado em consideração assim que as páginas do seu site estiverem prontas.

Para que você aprenda na prática como deixar seu site otimizado tanto para celular quanto para computadores e tablets, acesse o link abaixo:

Quero meu site funcionando em todos os dispositivos

Conclusão

Depois de ler todos os tópicos e entender tudo o que você precisa para ter um site mesmo que nunca tenha feito um antes, o que resta é colocar em prática tudo o que aprendeu.

Por esse motivo, eu deixei um super bônus no próximo título que irá te ajudar a criar um site do zero.

Logo, não deixe de aproveitar essa oportunidade para começar a ter uma presença de respeito na internet.

Se você gostou desse conteúdo e quer mais como esse, não deixe de compartilhá-lo e fazer um comentário sobre o que você achou, críticas construtivas são bem vindas!

Também não deixe de nos seguir no Instagram, Youtube e no Telegram, porque estamos toda semana postando conteúdos que vão enriquecer seu conhecimento no desenvolvimento do seu site!

Super Bônus: Tutorial Completo de Como Criar um Site na Prática

Primeiramente eu quero te parabenizar por ter lido este post até aqui!

Isso mostra como você está empenhado em começar da maneira certa no mundo online, você já está na frente de muitos por ler este post!

Por isso, eu me sinto na obrigação de te ajudar e quero te entregar esse presente. 

Trata-se de uma aula completa de como criar um site em apenas algumas horas e utilizando todos os recursos que estão nos títulos e subtítulos acima. Aproveite!

Compartilhe:

// POSTAGENS RELACIONADAS

// SEUS PROFESSORES

Copyright © 2022. Todos direitos reservados.

AES CRIAÇÃO DE SITES LTDA. CNPJ 27.494.390/0001-50

Fique por dentro!

Quer receber todas as nossas novidades por email?
Se inscreve ai e não perca nenhuma de nossas atualizações! :D

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, clique aqui para ler mais.