Já pensou em cobrar R$ 8000 em um único trabalho ? E se eu te falasse que é possível você ganhar mais de R$ 15000 reais no mês ? Você acreditaria nisso ?
Pois é meu amigo… ter esses valores na conta é a meta de muita gente que está nesse mercado competitivo de criação de sites…
E o que diferencia os web designers que conseguem cobrar alto nos seus trabalhos dos que cobram apenas R$ 500 são os 7 itens que estão escritos nos tópicos abaixo.
Todos esses tópicos não se encaixam somente para um web designer profissional, mas sim para todos os profissionais que estão procurando trabalhar menos e receber mais.
Por que o conteúdo deste post foi desenvolvido através de um método de vendas comprovado e criado pela aEscoladeSites durante esses 5 anos de atuação no mercado.
Ou seja, o que você está prestes a receber são anos de erros e acertos até chegar em uma fórmula que realmente funciona em um único artigo.
E quando digo um método comprovado, não falo somente por mim…
Mas também pelos mais de 1000 alunos que temos atualmente no nosso curso SitesLucrativos que estão faturando em média R$ 4000 por site criado.
Além disso, eu vou deixar um presente no último tópico, super bônus em que você vai aprender como encontrar os clientes certos para aplicar todas as técnicas que estão nesse artigo.
Então, se você quer cobrar mais caro pelos seus serviços e ainda fidelizar seu cliente, leia todas as informações até o final e com muita atenção.
1 – Faça um Excelente Trabalho
E como nosso primeiro passo para começar a cobrar mais em um serviço, você precisa saber entregar um trabalho excelente para um cliente.
Mas, aí você me pergunta: “ Como eu vou saber que eu fiz um bom trabalho ? “
A única maneira de conseguir essa resposta é se inspirando nos projetos de pessoas maiores que você, colocando a mão na massa e entregando para seu cliente.
Por que é dessa maneira que você terá uma avaliação mais certeira se seu trabalho está muito bom, mediano ou está deixando a desejar.
Se o cliente ficou feliz com o resultado e recomendaria para as outras pessoas, isso é um ótimo indicativo de que você está indo bem e com certeza pode começar a cobrar mais.
Caso o feedback não seja positivo, fique tranquilo… porque os erros são nossos maiores professores e é natural cometer erros.
Até mesmo os grandes nomes do mercado cometem, e é isso que os fez crescer !
Portanto, pare e entenda o que você fez que não deu certo, e em seguida mude para não cometer o mesmo erro.
Dessa maneira, com o tempo, você naturalmente vai desenvolver bons trabalhos, e por consequência poderá cobrar mais neles.
2 – Saiba Ouvir seu Cliente
Saber ouvir seu cliente é um dos principais pontos que você precisa ficar atento para conseguir cobrar mais, porque está totalmente ligado a fazer um trabalho excelente.
E falo isso por experiência própria. Certa vez eu fechei um site com um cliente e desenvolvi um layout super bonito e na tendência aos meus olhos.
Mas, na hora que entreguei o projeto, o cliente não gostou muito e pediu que modificasse algumas partes.
Na minha visão, as mudanças que ele queria deixaria o site feio.
Mas na visão dele aquele era o design perfeito e ficou muito feliz com o trabalho depois que fiz as transformações.
Ou seja, o bonito é relativo e você deve fazer o serviço baseado no que o cliente acha bom e importante para ele.
Então, para que você possa cobrar mais, é essencial que você ouça e entenda o que o cliente quer, para que ele saia satisfeito com o que projeto que encomendou.
Sabe aquela frase “ O cliente sempre tem razão “ ? Ela se encaixa perfeitamente aqui.
3 – Cobre Diferente da Concorrência
Como ser diferente da concorrência ? Abaixar os preços até um valor mais baixo do que meu concorrente ? Errado meu amigo !
Para você começar a cobrar mais pelos seus serviços você precisa se diferenciar da grande massa que vende barato para conseguir clientes.
Eu sei que no fim do mês todo mundo tem contas para pagar e aquele cliente que sempre está pedindo para abaixar o preço faz sim diferença…
Mas e se eu te falasse que isso é uma bola de neve e isso tende a te trazer sempre os clientes que pagam pouco pelo seu trabalho ?
Por que sempre que você abaixar seu preço, no próximo cliente provavelmente você vai abaixar de novo, e no seguinte a mesma coisa…
E quando você reparar, sua agenda está cheia de projetos complexos que estão te dando dor de cabeça e ainda te dando pouco dinheiro.
Para que isso não aconteça, é muito importante que você valorize seu trabalho.
E também passe esse valor para seu cliente, mostrando os benefícios que o seu produto trará para a vida ou negócio dele.
Completando essa ideia de que preços baratos atraem clientes baratos, quero te contar uma verdade sobre o que os clientes que pagam bem pensam sobre quem cobra barato.
Imagine essa situação:
“ Um belo dia você está com a sua agenda livre e decide procurar por clientes em um site que empresas grandes anunciam diariamente propostas de trabalho.
Assim que você entra na pagina inicial, você dá de cara com uma proposta perfeita para você, a criação de uma loja online e estão pagando até R$ 7000 reais por ela.
Logo que você vê esse valor, seus olhos brilham e você corre para fazer uma proposta irresistível de R$ 1500 reais pelo serviço.
Já que os concorrentes não estão cobrando menos de R$ 4000 as suas chances de ser contratado são grandes, não é mesmo ?
Porém, o que você não esperava é que a empresa contratou o profissional que estava cobrando o valor mais caro, que até passou do preço máximo de R$ 7000.
Por que o preço alto chamou a atenção e passou credibilidade e confiança para a empresa que estava procurando pelo mesmo serviço que o seu.“
Com essa história que acabei de contar, você pôde perceber que nem sempre o preço baixo é o que realmente importa para os clientes que pagam bem.
Pois os orçamentos baratos podem representar muitas coisas, como um profissional que não confia no seu trabalho, inexperiência ou até calotes…
4 – Clientes Certos = Mais Dinheiro
Outra estratégia muito importante para você começar a cobrar mais é encontrar os clientes certos.
Existem três tipos de clientes que classificamos no método A.V.E do curso SitesLucrativos:
- Cliente que te explora
- Cliente de oportunidade
- Cliente de grana
O primeiro nome é bem auto explicativo, esse geralmente é aquele cliente que quer abaixar o seu preço o máximo possível, pede pelo serviço mais complexo e ainda várias modificações sem aumentar o orçamento final.
Geralmente, esse é o tipo que mais encontramos no mercado….
Já o de oportunidade é aquele que te abre portas, ele pode pagar ou não um valor excelente, mas em compensação ele pode te dar networking, te ensinar algo ou até indicar para bons clientes
O cliente da grana é o principal que você precisa encontrar, ele paga bem e pode ainda ser um misto de cliente de oportunidade e cliente de grana.
Porém nem tudo são flores, em muitos casos os clientes de grana são exigentes e podem até serem “ chatos “ por quererem algo muito bem feito.
Então, como disse no nosso primeiro tópico dessa lista, comece pequeno construindo sua autoridade e aprendendo a fazer trabalhos bem feitos.
Para que dessa maneira, o nível do seu trabalho seja o mesmo que esses clientes que pagam muito bem estejam procurando.
Percebe como todos os tópicos conversam entre si ?
5 – Entregue 11, não 10 !
Esse título “ Entregue 11, não 10 “ pode parecer confuso de início, mas é umas das estratégias mais eficazes para se fazer.
Esse conceito se resume basicamente em oferecer adicionais para aumentar o orçamento final ou entregar algo a mais de graça para colocar mais valor agregado no seu trabalho.
Em que esses adicionais são elementos que vão complementar o primeiro trabalho que o cliente está procurando.
Vou te dar um exemplo prático para você entender melhor:
“ Você está negociando com um cliente que está fechando uma página de vendas.
Mas como você é um web designer formado pela aEscoladeSites, você entende que uma página de vendas tem mais páginas além da principal.
Como página de obrigado, página de captura, formulários, Pixels do Facebook , etc …
Portanto, essa é uma oportunidade de oferecer esses adicionais e cobrar um preço a mais por eles. “
Entretanto, a estratégia de cobrar adicionais não irá fazer você trabalhar menos, mas sim conseguir mais dinheiro do mesmo cliente em um único pedido.
6 – Se Torne um Expert no que Você Faz
E como nosso 6º item da nossa lista, você precisa se tornar um especialista no que faz para aumentar o seu ticket.
Talvez se tornar um expert em alguma coisa pode ser o meio mais demorado entre todos o que te apresentei até agora, mas em contrapartida é o modo mais fácil de receber mais.
Isso porque, quando você foca em alguma área e se torna um profissional fora da curva nela, você cria autoridade e consequentemente tende a cobrar mais por saber fazer muito bem aquilo.
Um exemplo prático é nosso aluno Jessly, ele se tornou um verdadeiro especialista em desenvolver e-commerces, e hoje é uma autoridade no assunto.
Ele com certeza tem a experiência que um expert precisa para cobrar no mínimo R$ 3000 reais nos seus trabalhos, e isso ele construiu ao longo do tempo.
Contudo, além de saber fazer muito bem, você também precisa saber vender seu peixe e passar toda essa experiência e credibilidade para o seu cliente.
E essa credibilidade você consegue transmitir por meio de um portfólio bem montado para comprovar seu profissionalismo.
Além de claro, mostrar conhecimento sobre o assunto nas suas negociações.
7 – Saia da sua Zona de Conforto
No nosso 7º lugar temos a atitude mais importante e quase que uma forma instantânea de aumentar seu preço, que é sair da situação em que você se sente confortável.
Para começar a cobrar mais por seus trabalhos, primeiramente você precisa ter a atitude de fazer o que não está na sua zona de conforto.
Como na hora de negociar o orçamento do serviço, colocar um preço mais alto do que você está acostumado a cobrar.
Se você sempre cobra R$ 1500, por que não tentar cobrar R$ 2500 ? Mesmo se o cliente abaixar o preço, você ainda vai ganhar mais de R$ 1500…
Pode parecer uma coisa muito óbvia e simples, mas na prática é bem diferente do que na teoria.
Por que existe uma crença muito forte na nossa cabeça de que o cliente de cara vai recusar e pedir para abaixar o preço, o que de fato pode acontecer.
Porém, se você nunca colocar o preço que deseja receber pelo seu esforço, seu valor vai acabar sempre sendo o mesmo…
E como eu disse nos tópicos anteriores, isso vira uma bola de neve e seus clientes serão sempre do mesmo tipo, os que exploram e acabam deixando seu preço lá embaixo.
Dica Extra: Entre para as Turmas desse Ano !
No decorrer desse post eu fiz algumas propaganda do nosso curso SitesLucrativos, e nesse tópico eu queria abrir o jogo com você…
Eu me chamo Bruno Riether, e passei 5 anos de muitos erros e acertos junto com meu sócio Gabriel Nascimento para desenvolver uma fórmula perfeita para ganhar muita grana em pouco tempo com criação de sites…
Essa fórmula é na verdade um método chamado A.V.E, criado por nós mesmos, em que além do saber fazer, também ensina como atrair clientes, precificar serviços, gerar valor no seu trabalho e muito mais !
Entretanto, você deve pensar que isso não é sua praia por ser difícil aprender linguagens de programação e não ter muita gente procurando por alguém que crie sites hoje em dia…
Mas pensa só:
A pandemia chegou, o mundo se tornou online, o mundo entendeu que estar na internet é importante, são mais de 18.440.986 CNPJ ativos atualmente.
Ou seja, a demanda está aí e com dinheiro no bolso e procurando por web designers que saibam fazer um bom trabalho.
Além disso, você não vai usar nada de linguagem de programação para criar sites profissionais que estão valendo muito no mercado.
Hoje são mais de 1000 alunos com a vida transformada, em que eles são desde estudantes a agências especializadas em criar sites, todos eles faturando de R$ 4000 á R$ 15000 por mês.
E a parte mais incrível de tudo isso, é que você pode pensar que esse valor é recebido trabalhando 40h por semana, mas na verdade é trabalhando apenas 2 vezes na semana !
Para saber mais sobre, clique aqui: Eu quero faturar R$ 4250 em um único trabalho
Conclusão
Agora que você está por dentro de tudo que você precisa fazer para começar a cobrar mais pelos seus serviços, é só colocar em prática tudo o que você aprendeu !
Todos os tópicos completam uns aos outros, então para que você realmente tenha resultado, é muito importante que você trabalhe todos eles muito bem.
Se você gostou desse conteúdo e quer mais como esse, não deixe de compartilhá-lo e fazer um comentário sobre o que você achou, críticas construtivas são bem vindas!
Também não deixe de nos seguir no Instagram, Youtube e no Telegram, porque estamos toda semana postando conteúdos que vão enriquecer seu conhecimento no desenvolvimento do seu site !
Super Bônus: Como Encontrar os Melhores Clientes
Primeiramente, gostaria de te parabenizar por ter lido esse post até aqui, isso significa que você está tentando ser um profissional melhor.
Por isso, eu quero te deixar esse presente, uma aula completa com muitos insights que vão te ajudar a achar os melhores clientes.
Tenho certeza que ela vai trazer muito conhecimento para a sua vida profissional.