fbpx
Publicado em 17, fevereiro, 2022.
Última atualização em 17, fevereiro, 2022.

7 Tópicos Obrigatórios para Criar um Site de Vendas

Fazer um site de vendas é o sonho de muitos que desejam tirar os seus projetos do papel e começar a vender pela internet…

Por que vamos ser sinceros, não é novidade que a maioria das pessoas ficam horas e horas procurando por produtos e preços baixos de diversos nichos na web.

Ou seja, a demanda por pessoas que sabem como criar um ecommerce profissional cresceu muito nos últimos anos, sendo a pandemia uma grande aceleradora dessa demanda.

E por essa razão saber como criar um site de vendas pode ser a sua oportunidade em 2022 de ganhar muito dinheiro e começar a ter grana sobrando no fim do mês.

Então, para te ajudar, eu preparei esse post completo em que eu vou revelar os 7 principais recursos que não podem faltar no seu site de vendas.

Que inclusive, deixei a galinha dos ovos de ouro para você como o último item que fará toda a diferença na hora de você finalmente criar sua loja online.

Além disso, eu deixei um super bônus pra você no final deste artigo… um passo a passo completo em que você saberá como fazer um site de vendas na prática.

Dessa maneira, você vai conseguir aplicar tudo o que te mostrei no decorrer do post , e entender como cada um deles funciona na hora de construir um ecommerce.

E tudo isso sem precisar gastar milhares de reais com cursos para aprender a construir uma estrutura profissional e pronta no mesmo dia para entregar para o seu cliente !

1. Hospedagem e Domínio 

Começando com os nossos primeiros itens da nossa lista, temos a Hospedagem e Domínio como dois dos principais recursos para começar um site de vendas.

Mas, aí você me pergunta: O que é uma Hospedagem e um Domínio ?

Hospedagem nada mais é que um espeço que você aluga em um servidor de alguma empresa para que você possa colocar seu site na internet.

Essa é a maneira que vai garantir que a sua estrutura seja encontrada na internet, e com isso, receber visitantes de todos os lugares do mundo.

Existem diversas empresas que oferecem diferentes tipos de serviço de hospedagem de sites e com diferentes preços.

Por conta dessa grande variedade, meu sócio Gabriel preparou um conteúdo completo com as 3 melhores hospedagens de 2022.

Lá, ele te explica todos os recursos que elas têm para oferecer e também deixamos vários descontos para você gastar pouco na hora de fazer uma loja na internet.

Para saber mais sobre os melhores serviços de hospedagens, clique aqui: Eu quero uma boa hospedagem

Dando continuidade com nosso tópico, temos o Domínio, que nada mais é que o endereço eletrônico do seu website, ou seja, o nome que seu site será procurado no Google.

Por exemplo, o domínio que aEscoladeSites usa é “ aescoladesites.com.br ”. Você provavelmente já conhecia essa nomenclatura, mas não sabia que se chamava domínio.

Portanto, esses dois itens são os básicos para ter um site de vendas rodando, mas no próximo tópico teremos outro recurso que é indispensável na hora de você criar sua loja.

2. WordPress

O WordPress é um famoso construtor de sites que está no mercado desde 2003, e desde então, vem revolucionado a forma de desenvolver um website a partir do momento que foi lançado.

Tendo um número considerável de 24 milhões de sites desenvolvidos dentro de sua plataforma.

Mas, porque tem tantas pessoas usando essa ferramenta de produção de conteúdo para criar seus websites ?

A resposta para essa pergunta é que o WordPress abriu as portas para que quem não tivesse conhecimento algum de sobre programação pudesse fazer seu próprio negócio online.

Isso tudo, a partir de configurações simples e com ferramentas práticas de arrastar blocos que podem ser instaladas facilmente no seu software.

E desse modo, criar um site profissional e com um design na tendência sem precisar cursar uma faculdade de TI por exemplo. Incrível não é mesmo ?

Além disso, o WordPress tem dentro da sua estrutura um recurso que deixa ela ainda mais atrativa para os criadores de conteúdos e web designers que vendem esses sites.

Sendo esses recursos os plugins, que estarei falando mais sobre eles nos próximos tópicos da nossa lista.

3. Tema de um Site de Vendas

Quando falamos em um tema de um site de vendas, quero dizer que existem templates que são próprios ou adaptáveis para uma loja online.

E para isso, existe uma infinidade deles já prontos no WordPress para que você possa construir o layout de um ecommerce sem muita dor de cabeça.

Deixando como exemplo, esses dois temas da biblioteca do WordPress: Astra ou o StoreFront.

Ambos os temas são muito bem avaliados e muito flexíveis quando o assunto é criar um e-commerce. 

Falando um pouco sobre o StoreFront, esse tema foi desenvolvido para pessoas que procuram especificamente criar um ecommerce.

Mas, isso não quer dizer que o Astra seja pior que o StoreFront para criar sua loja, muito pelo contrário. O Astra é um excelente tema e também tem muitas opções de web design para você.

Que inclusive, meu sócio Gabriel usou esse tema ( Astra ) como a base para criar o site de vendas que deixei disponível exclusivamente para você no último tópico deste post.

Portanto, se você quer ter um site com a cara de uma loja e com vitrines virtuais em que você pode expor seus produtos, esse é o caminho para começar.

E caso você queira mais opções de temas para criar seu site de vendas, eu vou deixar aqui fácil para você um post falando dos melhores logo abaixo.


Para ter acesso ao post, clique aqui: Eu quero saber mais sobre temas gratuitos

4. Segurança do seu Site de Vendas

Até agora vimos como é importante estar atento na hora de contratar um bom serviço de hospedagem e também de olho no design do seu site de vendas.

Porém, não podemos esquecer da parte de segurança de dados da sua estrutura online. 

Porque não queremos que os clientes percam a confiança no seu serviço por não criar um ambiente seguro dentro do projeto que você desenvolver.

Mas, fique tranquilo que na questão de segurança existem vários meios que você pode reforçar a proteção dos dados das pessoas que deixam o número de cartões, dados pessoais dentre outros.

Logo abaixo, vou listar o que você pode fazer para reforçar a segurança do seu site com alguns passos simples.

Senhas fortes

Essa é a primeira ação que você pode tomar para conseguir impedir que outras pessoas entrem nas contas oficiais da loja que você desenvolver.

Só com esse artifício simples, você já dificulta bastante o trabalho dos hacker de entrar em qualquer página que tenha dados importantes da sua empresa.

E para isso, existem alguns elementos que você pode usar para deixar ela o mais forte possível, como colocar letras maiúsculas e minúsculas, junto com números e caracteres todos misturados.

Ferramentas seguras e atualizadas

Como já tinha comentado com você anteriormente, o WordPress é a maior ferramenta de criação de sites para não programadores.

E por isso, a comunidade do WordPress é extremamente ativa na melhora do sistema desse CMS, tendo atualizações constantes de segurança e otimização.

Isso tanto por parte da empresa como da comunidade em si, que está sempre sugerindo melhores no seu software, fazendo dela uma ferramenta segura.

Mas, tenha em mente que nunca estaremos 100% seguros, apenas podemos diminuir as chances de sermos hackeados por meio desses recursos que temos disponíveis.

Certificado SSL

Aqui vou te falar um pouco mais sobre aquele cadeado que fica ao lado do endereço do site, que chamamos de certificado SSL.

Esse pequeno cadeado é o que transmite segurança à primeira vista quando alguém entra em algum site.

Por que sinceramente, eu particularmente não me sinto seguro quando entro em um site que tem uma exclamação no lugar do cadeado, dizendo que não é um ambiente seguro.

Por isso, é muito importante que seu site tenha esse certificado antes mesmo de começar a desenvolver o web design dele.

A maneira mais fácil e barata que você pode consegui-lo, é através da sua hospedagem de sites, que geralmente oferecem o SSL gratuito para seu primeiro site.

5. Seu Site de Vendas deve Funcionar em Celulares

Imagina a seguinte situação: 

“ Dois clientes entram no ecommerce que você criou para comprar o mesmo produto. Mas, um entra pelo celular e outro pelo computador.

Entretanto, o seu site está com o layout todo bagunçado para celular e funcionando perfeitamente no computador.

Por essa razão, o cliente do celular desiste de comprar com você e procura por um concorrente por causa da dificuldade de encontrar as informações organizadas. “

Esse cenário que acabei de mostrar para você é algo que criei para você ter noção do que realmente acontece quando clientes encontram sites que não são responsivos.

E isso, é um detalhe que muitos web designers esquecem na hora que estão desenvolvendo seus trabalhos, o que pode fazer toda a diferença para evitar retrabalho.

Para que você não passe por esse tipo de situação, eu vou deixar junto com o super bônus, um tutorial completo de como você vai deixar seu site funcionando em todos os dispositivos.

Mais ao fim do post, eu vou também deixar para você um vídeo exclusivo que fiz um passo a passo ensinando como você vai deixar seu site responsivo sem grandes dificuldades.

Então, não deixe de dar uma olhada nos bônus nos últimos tópicos que tenho certeza que vai te ajudar muito quando estiver criando seu site de vendas.

Sem mais delongas, vamos continuar nossos 7 itens que não podem faltar nos seus trabalhos de web designers.

6. Plugins

Agora chegamos na galinha dos ovos de ouro… esses plugins são os recursos que farão toda a diferença na estrutura do seu site de vendas como um todo.

Falando de uma maneira didática, os plugins são como aplicativos que você instala dentro do site de vendas para ter funcionalidades que ele não teria sem eles.

Como por exemplo permitir que o seu site WordPress seja construído através do sistema de arrastar blocos que o plugin Elementor te entrega.

Dessa maneira, é totalmente mudado o método que você desenvolver seu site, tendo mais liberdade para realizar seus projetos apenas instalando esse plugin.

Além do Elementor existem muitos outros que são indispensáveis um site de vendas e vou listar os principais plugins a seguir:

WooCommerce

Começando pelo plugin WooCommerce, esse plugin vai facilitar sua vida na hora de desenvolver todo o  ecommerce.

Em que assim que você instalar, automaticamente ele já estará integrando todos os elementos que um site de vendas precisa.

Por exemplo: como cadastro de produtos, promoções, categorias dos produtos, lista de desejos e muito mais que um varejo na internet precisa.

Woocommerce Correios

Essa extensão dos correios é justamente um complemento do plugin woocommerce que falei logo acima.

Já que para ter uma loja na internet, é preciso que também tenha um sistema de entrega dos produtos, e é justamente isso que esse plugin vai fazer por você.

Nele, você consegue colocar para o cliente que está cotando preços qual o custo do frete de acordo com a região dele, e ainda colocar opções de entrega como Sedex.

MercadoPago

Esse plugin vai te poupar todo o esforço de criar a parte de pagamentos da sua empresa.

Já tendo integrado no seu sistema todos os meios de pagamentos que qualquer varejo possui, como cartão de crédito, boletos e pix.

Além das páginas próprias para realizá-los.

PayPal, PagSeguro e Stripe

Aqui eu também vou deixar pra você mais opções de plugins que integram toda a parte de pagamento em um site de vendas.

Todos eles têm excelentes avaliações e mais de 10 mil downloads feitos na biblioteca de plugins do WordPress.

Esses são plugins alternativos que deixei para você, caso não goste do serviço de algum deles.

Loginizer

Agora deixando de falar um pouco sobre pagamentos e logística do seu ecommerce, vamos falar sobre os otimizadores de segurança.

O plugin Loginizer é o que irá garantir que as chances de você ser hackeado diminua muito. 

Em que esse plugin estará colocando travas de seguranças e te avisando quando o sistema estiver sendo atacado por meio de email.

E tudo isso sem cobrar nada pelas primeiras camadas de segurança que ele oferece. Mas se você quiser alguns artifícios a mais de segurança, é preciso comprar os serviços pagos.

7. Recurso Extra para um Site de Vendas: Suporte ao Cliente

Além dos 7 itens obrigatórios que te mostrei anteriormente, quero te mais uma dica extra para quando for desenvolver um site de vendas para algum cliente.

É muito importante que você também crie uma área de suporte ao cliente quando for desenvolver uma loja na internet.

Podendo esse suporte ser por email, telefone, whatsapp ou até um chat online para se comunicar na hora com os consumidores.

Para caso ocorra algum problema em relação a entrega, danos no produto ou devoluções, o processo de comunicação seja mais fácil.

Desse modo, você pode fazer alguns passos simples para integrar o sistema de suporte na estrutura do cliente.

Você pode deixar no Footer todos os contatos tanto email quanto telefone, e também pode optar por deixar o ícone do whatsapp flutuando na página principal.

Além disso, temos também a opção de deixar um chatbot para a comunicação rápida entre o atendente e o usuário.

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo o que você precisa para desenvolver um site de vendas, é só colocar em prática o que você acabou de ler.

Eu sei que muitas vezes desenvolver um site não é uma tarefa fácil, e por isso as possibilidades de ganhos trabalhando nessa área é muito grande no mercado digital.

Mas, para que você não fique desamparado com tudo o que te passei até agora, eu deixei um super bônus para você logo abaixo como prometi no começo do post.

A partir dele, você vai entender como cada um dos tópicos vão funcionar na prática e como é a cara de um site de vendas.

Se você gostou desse conteúdo e quer mais como esse, não deixe de compartilhá-lo e fazer um comentário sobre o que você achou, críticas construtivas são bem vindas!

Também não deixe de nos seguir no Instagram, Youtube e no Telegram, porque estamos toda semana postando conteúdos que vão enriquecer seu conhecimento no desenvolvimento do seu site !

Super Bônus: Como Fazer um Site de Vendas na Prática

Primeiramente eu quero te parabenizar por ter chegado até o fim desse post… isso significa que você está empenhado para entrar nesse mercado altamente lucrativo de venda de sites.

Por isso, quero te entregar esse passo a passo em que é ensinado como você pode desenvolver um ecommerce do zero sem precisar saber absolutamente nada de programação.

Então, acompanhe meu sócio Gabriel nesse tutorial incrível que ele preparou e pegue todas as dicas para desenvolver um site de vendas profissional.

Como Deixar seu Site Responsivo

Além de todo esse conteúdo de valor e gratuito que eu te entreguei, aqui está o vídeo que comentei no tópico “ Seu Site de Vendas deve Funcionar em Celulares ”.

Como eu te prometi, eu vou te ensinar como você vai fazer qualquer site funcionar normalmente para celulares e tablets.

Para ter acesso ao tutorial, clique aqui: Eu quero deixar meus sites responsivos

Compartilhe:

// POSTAGENS RELACIONADAS

// SEUS PROFESSORES

Copyright © 2022. Todos direitos reservados.

AES CRIAÇÃO DE SITES LTDA. CNPJ 27.494.390/0001-50

Fique por dentro!

Quer receber todas as nossas novidades por email?
Se inscreve ai e não perca nenhuma de nossas atualizações! :D

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, clique aqui para ler mais.