fbpx
Publicado em 17, março, 2022.
Última atualização em 21, março, 2022.

5 Maneiras de Aumentar a Velocidade do Site WordPress

Ter um site WordPress abrindo em menos de 2.5 segundos é o objetivo de muitos web designers que estão sempre procurando otimizar seus trabalhos.

E é isso que vou te mostrar hoje, você vai entender quais são os fatores que estão deixando o carregamento do seu site mais lento em detalhes .

Por que afinal, em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais ansiosas, esses milésimos de segundos vão fazer toda a diferença para que elas insistam em ficar na sua estrutura online.

Por esse motivo, eu não vou te deixar na mão e vou te entregar as 5 medidas para você aumentar a velocidade do seu site WordPress.

Todas elas podem ser feitas sem grandes dificuldades e ainda você não vai gastar 1 centavo com as ferramentas que irei te passar, todas elas são gratuitas ou possuem sua versão grátis.

Além de te ajudar a aumentar a pontuação do seu site nos testes de velocidade, eu também vou deixar um super bônus no final do post exclusivamente para você. 

A partir dele você vai aprender na prática como usar alguns recursos que estão no decorrer deste artigo.

Portanto, me acompanhe até o último tópico para ter seu site com uma velocidade digna de estar na primeira página do Google.

Antes de Tudo: Teste a Velocidade do seu Site WordPress

Antes de começarmos com nossas 5 medidas para aumentar definitivamente a velocidade de carregamento de qualquer site WordPress.

Primeiro você precisa ter uma métrica de quanto essa performance precisa ser melhorada. E essa nota você vai conseguir com o PageSpeed Insights.

Nele você irá colocar a URL do seu site e clicar no botão para começar a avaliação. 

Depois disso, esse teste dará a pontuação que seu site conseguiu atingir tanto no tempo de carregamento no computador quanto no celular.

E a partir disso, podemos ter uma noção de quanto seu site precisa melhorar e o quanto esses recursos que estão nos próximos tópicos irão otimizar seu site.

Para ter acesso ao PageSpeed clique aqui: Eu quero testar a velocidade do meu site

1 – Use Temas Leves nos Sites

E para começar com a primeira maneira de melhorar o desempenho de qualquer site WordPress, vamos falar um pouco sobre a identidade visual.

O layout que você usa ou cria para algum projeto é uma parte importante para fazer a primeira apresentação de um negócio para um possível cliente.

Por que vamos ser sinceros, se você for comprar algum produto e de cara você encontra uma loja feia e desorganizada, a tendência de sair para procurar o mesmo produto em outro site é muito grande.

E se ainda demorar para carregar, você nem chegam a esperar a página inicial abrir… simplesmente retorna para a página de pesquisa e deixam aquela URL cair no esquecimento.

Entretanto, para que esse tipo de situação não aconteça com nenhum cliente, existem temas WordPress otimizados e próprios para construir diversos tipos de layouts em cima de seus códigos.

Os melhores para esse objetivo são: Astra, OceanWP e Neve.

Todos eles são muito leves, otimizados e flexíveis. Tendo em suas configurações básicas todos os recursos que um web site precisa, como menus e header já prontos.

Além disso, todos eles atingem quase a nota máxima de pontuação no PageSpeed Insights.

O que é um ótimo começo para ter um site WordPress com uma velocidade de carregamento competindo pelas primeiras páginas dos motores de busca.

Portanto, se o seu site ou de um cliente está demorando muito para carregar, vale a pena pensar sobre trocar a base em que ele foi construído para ter melhores notas nos testes.

2 – Imagens Otimizadas

Ainda falando um pouco sobre a parte visual, as imagens são recursos que não podem faltar em qualquer tipo de site que você desenvolver.

Sabe aquela frase “ Uma imagem vale mais que mil palavras “ ? Então… ela é verdadeira e se você não souber a maneira certa de usá-las, elas podem mais te prejudicar do que ajudar.

Por que uma imagem que não for otimizada no tamanho de seus arquivos ou na qualidade, pode deixar seu site desnecessariamente pesado.

Por isso, para que você sempre tenha imagens que não são pesadas e ainda tenham a qualidade ideal, instale o plugin “ Ewww Image Optimizer “.

Esse plugin é o que nós da aEscoladeSites usamos antes de colocar nossas imagens no nosso próprio site ou no de clientes.

No tópico “ Super Bônus “ que está no fim do post, você vai aprender como usar esse otimizador de imagem na prática. Então não deixe de conferir essa dica gratuita.

Mas, se você escolher por não instalar nenhum plugin a mais na estrutura do seu site WordPress, quero que você tenha outras opções para ter imagens leves e de qualidade.

Para isso existe um compressor de imagens gratuito chamado “ I Love IMG “, essa ferramenta tem diversas funcionalidades que vão desde redimensionamento de imagens até a compressão do tamanho delas.

Para acessar esse recurso clique aqui: Eu quero minhas imagens otimizadas

Agora fica a sua escolha qual deles é o ideal para você. Particularmente, uso os dois nas minhas produções tanto de conteúdo quanto de sites que precisam de muitas imagens.

3 – CloudFlare

Como o terceiro item deste post temos a CloudFlare, ele não vai somente deixar seu site mais rápido, mas também mais seguro com a infinidade de ferramentas que ela entrega.

A CloudFlare é uma empresa americana que oferece uma rede de distribuição de conteúdo, segurança de dados da internet, provedor de host e muito mais.

Mas aí você me pergunta: “ Beleza… mas onde que isso vai ajudar na velocidade do meu site ? “

Bom… o recursos que vai auxiliar na melhora do desempenho do seu site é a rede de distribuição de conteúdo, que fará com que os usuários recebam seus conteúdos com mais rapidez.

Imagine :

“ Todo o conteúdo do seu site está armazenado em um servidor aqui do Brasil localizado em São Paulo por exemplo.

Aí um belo dia, um seguidor antigo que agora mora em Nova York, quer voltar a receber seus conteúdos e está pronto para acessar seu site novamente. 

Quando ele clica para abrir a página inicial, todas informações e arquivos dos seus conteúdos estão no servidor brasileiro que está a milhares de quilômetros dele.

E nesse envio das informações do seu site para ele que está muito longe do servidor, alguns segundos a mais são necessários para poder abrir a página inicial. 

Mas, se seu conteúdo também estivesse armazenado em um servidor americano esses segundos a mais não existiriam.

Por que os dados estariam mais perto do seu seguidor. “

Essa situação que você acabou de ler é o que normalmente acontece quando seus conteúdos só estão armazenados em apenas um servidor.

Com seu site integrado com a CloudFlare, ela vai deixar todos os dados do seu site armazenados em diversos servidores espalhados pelo mundo inteiro.

Para que dessa maneira, um usuário que esteja muito longe de você possa receber seus conteúdos com mais rapidez.

Contudo, você pode achar que esse serviço é pago por ser bastante significativo na otimização do seu site… 

Mas não, você pode fazer a integração gratuita agora mesmo entrando no site oficial da CloudFlare e linkar com sua estrutura WordPress.

4 – Use Plugins para Aumentar a Velocidade do Site

Esse artifício que você pode ter com apenas alguns cliques vai fazer toda a diferença na velocidade que seu site carrega.

Por que os plugins de cache vão funcionar como uma forma de armazenar algumas informações que são necessárias para fazer o carregamento do seu site.

Dessa maneira, quando um usuário for entrar na sua estrutura online novamente, alguns dados já estarão salvos no dispositivo dele, fazendo suas páginas carregarem mais rápido.

Mas, do que adianta você saber como funciona um plugin de cache se você não conhece os melhores para isso ?

A seguir eu vou deixar listado para você os quatro melhores plugins de cache atualmente:

  • WP Fastest Cache
  • WP Super Cache
  • WP Rocket
  • NitroPack

Obs 1: O plugin WP Rocket é um plugin premium, ou seja, ele não disponibiliza versões gratuitas para o público, somente planos pagos.

Obs 2: O plugin NitroPack tem seu plano gratuito porém não está na biblioteca de plugin do WordPress, você precisa entrar pelo site oficial e fazer a integração.

Os plugins vão fazer diferença sim na performance, mas a cereja do bolo está no próximo tópico.

5 – Tenha um Web Server Rápido

E como o nosso último tópico que muitas pessoas não têm ideia de que é o grande responsável pela velocidade de carregamento de um site, temos os Web Servers.

Existem diversos tipos de servidores, mas os principais são: Nginx, Apache e o LiteSpeed.

Eles funcionam como o coração do seu site WordPress, em que o trabalho deles é fazer toda a leitura de códigos por trás das informações que existem em um website.

O que está totalmente ligado com a velocidade que um site carrega, isso por meio da rapidez que os as linhas de programação são processadas.

Dentre os três que acabei de citar, o Apache é o mais lento entre eles na capacidade de processar os dados, considerando que é o mais antigo dos compiladores.

Mas em contrapartida é o mais “ estável “ e o mais usado atualmente pelas hospedagens.

Já o LiteSpeed acaba sendo o melhor em questão da rapidez com que as informações são processadas.

E por consequência os sites que estão hospedados em servidores que fazem o uso desse tipo de tecnologia acabam tendo uma performance melhor.

Portanto, se você quer definitivamente ter nota máxima em todos os dispositivos nos testes de velocidade, essa é a principal medida que você deve tomar.

Um exemplo de hospedagem que usa servidores LiteSpeed é a Hostinger, que além de proporcionar uma performance fora da curva, tem seus preços a partir de R$ 6,99 mensais.

Entretanto, esse preço você consegue somente acessando o site pelo link que está abaixo. 

Essa foi uma parceria feita entre aEscoladeSites e a Hostinger para melhores preços para nossos alunos.

Para ter esse descontão na sua hospedagem clique aqui: Eu quero minha hospedagem LiteSpeed

Conclusão

Agora que chegamos na nossa reta final, você está por dentro de todos os recursos gratuitos que vão fazer toda a diferença na velocidade do seu site.

Recomendo que faça um teste de antes e depois no PageSpeed Insights que deixei nos primeiros tópicos para sentir a diferença que essas dicas farão nos seus projetos.

Logo, recomendo que siga todas elas para que a nota da avaliação seja a maior possível.

Para que dessa maneira a sua estrutura online seja uma das primeiras nas pesquisas do Google.

Ah… e também preciso te fazer um lembrete, não deixe de conferir o Super Bônus que deixei pra você logo abaixo, nele você vai aprender na prática como deixar seu site mais rápido.

Se você gostou desse conteúdo e quer mais como esse, não deixe de compartilhá-lo e fazer um comentário sobre o que você achou, críticas construtivas são bem vindas!

Também não deixe de nos seguir no Instagram, Youtube e no Telegram, porque estamos toda semana postando conteúdos que vão enriquecer seu conhecimento no desenvolvimento do seu site !

Super Bônus: Como Otimizar a Velocidade de Carregamento do seu Site WordPress

Primeiramente, gostaria de te parabenizar por ter lido esse post até aqui. 

E também pela iniciativa de querer melhorar o seu serviço com meios de otimizar a performance dos sites que você construir.

Tenho certeza que quando colocar tudo isso em prática seus resultados serão excelentes e vão deixar seus clientes mais satisfeitos com esse novo diferencial.

Compartilhe:

// POSTAGENS RELACIONADAS

// SEUS PROFESSORES

Copyright © 2022. Todos direitos reservados.

AES CRIAÇÃO DE SITES LTDA. CNPJ 27.494.390/0001-50

Fique por dentro!

Quer receber todas as nossas novidades por email?
Se inscreve ai e não perca nenhuma de nossas atualizações! :D

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site, clique aqui para ler mais.