Publicado em 20, janeiro, 2022.
Última atualização em 31, janeiro, 2022.

Mailchimp ou Sendinblue: Qual o melhor email marketing ?

Mailchimp ou Sendinblue, qual delas é a melhor ferramenta de automação de email marketing ?

Essa dúvida é muito comum entre as pessoas que querem potencializar suas vendas com o envio de emails para uma lista de clientes.

Porque ambas são empresas muito boas e tem um nome forte no mercado do marketing digital, e por consequência acaba surgindo a dúvida entre as duas.

Por isso, eu vou mostrar todas as qualidades tanto da Mailchimp quanto da Sendinblue com todos os detalhes para que sua escolha seja a ideal para o seu negócio.

Dessa maneira você estará por dentro de todos os recursos e serviços que elas podem te oferecer, o que vai te dar uma ideia de quanto irá te custar contratar cada uma delas.

Além disso, eu vou deixar um super bônus pra você no final deste post, que com certeza te deixará mais familiarizado com as ferramentas de email marketing.

Como funciona a Mailchimp e a Sendinblue ?

As ferramentas de automação de email marketing como a Mailchimp e a Sendinblue são nada mais nada menos que software de programação para o envio de emails para muitas pessoas.

Essas mensagens caem direto na caixa de entrada dos leads ( pessoas inscritas na sua lista ), podendo ser tanto para um aviso de promoção, quanto um conteúdo novo que você publicou.

Ou seja, a real utilidade desse tipo de serviço é facilitar sua vida quando o assunto é enviar várias mensagens iguais para muitas pessoas.

Por que é tão importante ter um plano Mailchimp ou Sendinblue ?

A importância de ter um sistema de email marketing é inquestionável, por que ela vai lembrar as pessoas que já estão a algum tempo sem ter contato com seu serviço que você ainda existe !

Desse modo, muitas coisas positivas acontecem para o seu negócio, como:

  • Estreitar laços com seu público
  • Aumentar seu número de vendas
  • Promover seus serviços

Mas, o principal objetivo de todos que estão em busca de um bom serviço de email marketing são as vendas, isso por que você tem um custo baixo com retorno alto.

Por esse motivo, atualmente as automações de emails estão em terceiro lugar das ferramentas de marketing mais utilizadas pela maior parte das empresas em todo o mundo.

Além de tudo o que citei acima, algo que faz a total diferença quando falamos desse tipo de meio de marketing é a possibilidade de segmentar o público que você quer atingir. 

Imagine a seguinte situação:

Você manda uma série de ofertas para o cliente A e o cliente B que estão na sua lista de email. O cliente A te conhece faz um tempo e já comprou uma vez o seu produto.

Já o cliente B acabou de entrar na sua lista de email e nunca comprou com você.

É muito mais provável que o cliente A compre de novo se ele receber uma oferta do que o B, por que ambos estão em momentos diferentes de estágio de compra.

Ou seja, nesse caso você deve mandar o mesmo email para os dois, você precisaria segmentar sua lista para enviar mensagens certas para as pessoas certas. “

E é exatamente isso que a Mailchimp e a Sendinblue podem fazer por você, as duas vão facilitar todo o processo de mandar os emails certos para as pessoas certas.

Planos gratuitos MailChimp e Sendinblue 

Antes de começarmos com todas as dicas e informações sobre a Mailchimp e Sendinblue, já adianto para você que as duas têm seus planos gratuitos. 

E cada uma dessas empresas disponibiliza pacotes e funcionalidades diferentes umas das outras, podendo ter limites de emails diários para enviar ou limite de pessoas inscritas.

Contudo, é muito importante que você entenda que esse tipo de pacote gratuito serve apenas como um teste.

Para que depois de experimentar o serviço, você compre algum plano pago, o que é algo justo se colocarmos na balança.

Por que nesse caso, você estará utilizando uma ferramenta muito poderosa de vendas e ainda sem estar pagando 1 centavo por isso.

Mas, fique tranquilo, que estarei mostrando todos os detalhes sobre os testes gratuitos da Mailchimp e da Sendinblue nos tópicos “ planos gratuitos “ de cada uma.

MailChimp

Agora que você entende da importância das automações de email marketing e também que você pode testar seus serviços de graça, vamos começar pela Mailchimp.

A Mailchimp está nos top 5 das empresas mais contratadas e reconhecidas no ramo do marketing digital, isso por conta de vários fatores que estarei listando abaixo.

Funcionalidades da Mailchimp

1 – Relatórios de desempenho e feedbacks

Um ponto muito interessante quando falamos da Mailchimp é que ela funciona como se fosse uma professora nas suas campanhas de email marketing.

Por que a partir dos resultados que seus email tiveram em relação a taxa de abertura, se sua mensagem caiu na caixa de spam e etc.

A Mailchimp estará te auxiliando com dicas para melhorar suas campanhas para que você tenha melhores resultados.

2- Testes A/B

O teste A/B serve para determinar quais os emails ou campanhas que estão trazendo mais resultados para seu negócio.

Podendo ser essa comparação com tipos de assuntos diferentes como posts de blogs, em que você saberá qual o assunto que seu público está consumindo mais.

Dessa maneira, você consegue ter um direcionamento melhor do que seus leads estão gostando mais, e com isso seu número de acesso tende a aumentar.

Além de avaliar os conteúdos produzidos, você também pode ter informações sobre os emails de vendas que tiveram melhor resultado ou até melhorar o seu relacionamento com seu público.

3- Segmentação da sua lista

Como já citado anteriormente, a segmentação da sua lista de email é um fator determinante nas suas campanhas de emails.

Pois é através da segmentação da sua lista que você terá maiores números nas suas vendas.

Com essa funcionalidade, você pode criar várias listas de emails com pessoas semelhantes, que consomem produtos com as mesmas características.

Desse modo, fica muito mais fácil de você fazer vendas através do email marketing, pois você estará mandando a oferta certa para as pessoas certas. 

4- Integração com e-commerce e outras mídias

Além das funções que te ajudaram a ter mais resultados com feedbacks e segmentação do seu público, a MailChimp também pode ser vinculada com sua loja virtual.

Sendo as principais plataformas que são possíveis integrar com a Mailchimp a:

  • Shopify
  • WooCommerce
  • Magento
  • LightSpeed
  • PrestaShop
  • BigCommerce
  • BigCartel
  • Miva
  • EventBrite
  • Volusion

Mas nesse momento surge a seguinte dúvida: Como funciona essa integração?

O que basicamente acontece é que você vincula dados da sua loja online com a Mailchimp, e a partir disso você receberá informações sobre qual produto seus clientes tendem a comprar mais.

Além da integração com seu e-commerce, a Mailchimp também pode ser vinculada a outras mídias como o Instagram, Facebook e a Twitch.

Assim todos os seus contatos e inscritos automaticamente se tornam parte da sua lista de email, o que mais uma vez facilita a segmentação dos leads inscritos.

5- Abandono de carrinho

Essa é uma das funções que mais fazem a diferença quando se trata de vendas pela internet.

O abandono de carrinho funciona como um aviso para pessoas que estavam quase apertando o botão de comprar mas acabaram desistindo de última hora.

Ou seja, você deixa programado um email para que o desistente volte novamente ao carrinho de compras.

Pode parecer algo que não faz tanta diferença assim, mas dê uma olhada nessa afirmação feita pela Business Insiders:

“E-mails enviados em até 3 horas após um consumidor abandonar um carrinho têm uma taxa de abertura de 40% e um CTR de 20%. Significa uma taxa de até 20% de reversão.”

Traduzindo de uma forma didática, essa funcionalidade fez com que 20% das pessoas que desistiram do carrinho de compras, voltassem novamente para fazer a decisão de compra.

E isso é um número considerável não é mesmo ?

6- Templates Infinitos

Agora que passamos por toda a parte técnica das funções da MailChimp, chegou a hora de falarmos sobre o design dos emails e formulários que você tem disponíveis para usar.

A Mailchimp deixa uma lista de mais de 100 modelos de templates e formulários pré-prontos para que poupe seu tempo na hora de procurar imagens para adicionar nas suas mensagens.

Além de também disponibilizar uma infinidade de formulários totalmente customizáveis, que com certeza irão deixar seu trabalho mais profissional.

Plano gratuito da MailChimp

O plano gratuito oferecido pela MailChimp tem suas limitações como qualquer amostra grátis de serviços, porém mesmo assim ela libera recursos excelentes para você usar.

Dentre eles está o limite máximo de 2000 leads e 10.000 e-mails enviados no mês, sendo que diariamente possui um limite de envio de 2000 e-mails.

Além disso, a MailChimp oferece mais recursos que listarei a seguir:

  • Feedbacks básicos 
  • E-mail de abandono de carrinho
  • Alguns templates 
  • E-mail de boas vindas
  • 1 Público
  • 1 Licença de permissão

Agora uma coisa que você precisa estar atento é quando exceder o limite de 2000 contatos na sua lista de e-mail.

No momento em que ultrapassar o limite, a MailChimp estará bloqueando todas as suas campanhas até que você adquira algum plano pago.

Porém, se você reduzir a sua base de contatos para menos de 2000, você poderá continuar com seu plano gratuito normalmente.

Dica exclusiva aEscoladeSites: Quando um contato se desinscrever da sua lista e optar por não receber mais e-mails, ele ainda estará contando como um contato.

Planos pagos MailChimp

Para negócios que já estão crescendo e precisam de mais espaço de armazenamento de contatos, a MailChimp oferece 3 tipos de planos.

Os preços variam de R$55,00 a R$1670,00 mensais, tendo cada um vantagens diferentes de acordo com o preço pago por mês.

Os planos mais baratos tem uma marca de 500 contatos, e cada lead que ultrapassar esse número é cobrado um valor a mais proporcional aos contatos que passarem desse limite.

Nesse caso, quando os usuários são excluídos ou arquivados, eles não contam no valor adicional do seu plano.

Sendinblue

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Agora que passamos um pouco dos serviços da Mailchimp, chegou a hora de analisarmos o que a Sendinblue tem a oferecer.

A Sendinblue é também umas das mais conhecidas empresas de email marketing do mercado, e muito desse reconhecimento se dá por causa dos seus baixos preços.

Que em relação ao dos concorrentes, acaba saindo um pouco na frente por fazer quase o mesmo serviço por um valor um pouco menor.

E além dos preços baixos, a Sendinblue também acaba entrando no hall da fama das empresas de automação de email por conta do seu plano gratuito mais abrangente que as outras.

Sem mais delongas, vamos conferir o que a Sendinblue tem a nos oferecer.

Funcionalidades da Sendinblue

Assim como na Mailchimp, a Sendinblue também oferece as mesmas funcionalidades como:

  • Relatórios de desempenho e feedbacks
  • Teste A/B
  • Excelente taxa de entrega

E além desses pontos, a Sendinblue conta com mais alguns que fazem dos serviços dela único, sendo esses os listados abaixo:

1- Contatos ilimitados

Diferente da Mailchimp que você tem um limite de 500 contatos na sua lista sem precisar pagar a mais, na Sendinblue você não tem limites de contatos.

Ou seja, você pode ter quantos contatos você quiser dentro da sua lista sem precisar pagar a mais por passar do limite do seu plano.

2- Facilidade no uso da sua plataforma

Quando se fala em facilidade é algo que chama muito a atenção dos clientes, por que todos querem um bom serviço que não tenha muitas complicações para utilizá-lo.

E nesse quesito a Sendinblue tem muito a oferecer, pois todas as informações e configurações que você precisa para começar a rodar uma campanha são todas bem fáceis de manusear.

Seja isso para visualizar a quantidade de contatos que você tem em sua lista ou a taxa de abertura dos seus emails enviados.

Por conta dessa facilidade, a Sendinblue acaba economizando muito seu tempo na hora de analisar os resultados que você teve com seus envios.

3- Plano gratuito generoso

Retomando o que eu comentei logo acima na introdução sobre a Sendinblue o que chama muito a atenção nessa empresa é o teste gratuito muito generoso que ela oferece.

Por que diferentemente da Mailchimp, a Sendinblue mesmo no seu serviço de graça não tem um limite de contatos, e sim de emails diários a serem enviados.

Com isso você tem a chance de crescer sua lista de leads sem precisar se preocupar em pagar a mais por isso. 

Plano Gratuito SendinBlue

Assim como todo plano gratuito, a SendinBlue oferece sim muitos recursos excelentes com algumas limitações. 

Você terá disponível uma quantia ilimitada de contatos com envio de 300 e-mails diários.

E não para por aí ! A SendinBlue entrega em seu teste gratuito o recurso de fluxograma de trabalho, segmentação de e-mails e templates para personalizar suas mensagens.

Plano Pago SendinBlue

Assim que seu negócio expandir e precisar de um volume maior de e-mails a serem mandados, a SendinBlue conta com 3 pacotes de serviços pagos:

  • Lite
  • Premium
  • Empresarial

planos pagos sendiblue

Para esses serviços existem preços diferentes uns dos outros que deixam recursos diferentes para utilizar, tendo seus preços variando de R$119 a R$315,00 mensais.

Sendo que as cobranças feitas a mais são calculadas a partir do número de emails mandados que excederem o limite do seu plano.

Atenção nos pontos importantes do e-mail marketing !

Ambas as ferramentas de e-mail marketing que eu te apresentei acima são excelentes empresas quando o assunto é automação.

Inclusive todas são grandes professoras, pois irão sempre te auxiliar com dicas e feedbacks em cada campanha que você lançar.

Mas, vamos fazer uma rápida análise sobre os serviços que a Mailchimp e a Sendinblue oferecem:

1° Preços altos

Sim, ferramentas de e-mail marketing são um pouco caras para quem está começando, mas todo esse custo é por causa dos grandes resultados que elas trazem.

Então, sempre que for contratar algum plano da MailChimp ou da SendinBlue, escolha o que cabe no seu bolso e o que seja do tamanho do seu negócio.

Só quando sua lista de leads crescer o suficiente você irá contratar planos mais robustos, nunca ao contrário. Se não será apenas dinheiro gasto sem necessidade.

2° Engajamento

Quando se fala em automação de e-mails você precisa pensar que isso é uma forma de engajar seu público.

Logo que uma pessoa se cadastrar na sua lista de leads ela estará recebendo todas as mensagens que estão programadas ali.

Por isso, sempre terá um fluxo constante de pessoas voltando no seu negócio para consumir o conteúdo que você produz, ou produtos em muitos casos.

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo o que a Mailchimp e a Sendinblue tem para te oferecer, fica a seguinte pergunta: Qual das duas é a melhor ?

Para essa pergunta a resposta é: depende do que é o melhor para você !

Essa comparação entre a Mailchimp e a Sendinblue é a mesma quando comparamos Nike e Adidas.

As duas marcas de tênis são excelentes e cumprem com o que prometem com seus produtos, e o mesmo vale para as duas empresas de email marketing.

Ou seja, para que você possa ter uma escolha mais assertiva, recomendo que teste os dois planos gratuitos de ambas e no final você pode tirar uma conclusão.

Contudo, se você construir uma lista na Sendinblue por exemplo e não gostar do serviço, você pode transferi-la sem problemas para a Mailchimp e vice-versa.

E mais um dica pra você, se você gostou desse conteúdo e quer deixar seu negócio cada vez melhor, não deixe de nos seguir no Instagram e no Youtube

Estamos toda semana postando conteúdos que vão enriquecer seu conhecimento !

E não deixe de conferir os preços que a Sendinblue tem disponíveis para quem está acessando por esse link aqui: Eu quero contratar a Sendinblue.

Super Bônus

Primeiramente, eu gostaria de te parabenizar pela sua decisão de crescer seu negócio com as ferramentas de email marketing. Tenho total certeza que isso vai te trazer bons frutos ! 

Por isso, quero deixar pra você essa visão geral no painel de controle da Sendinblue.

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