Publicado em 2, agosto, 2020.
Última atualização em 1, fevereiro, 2022.

Como contratar a hospedagem da SiteGround

Recentemente temos usado bastante os serviços da SiteGround, e por ela ter recursos incríveis, começamos a recomendá-la por aqui. Por isso, o tutorial de hoje será justamente sobre como você poderá contratar o serviço de hospedagem da SiteGround para poder construir o seu site.

Vantagens da SiteGround

As principais vantagens da SiteGround são:

1. A gratuidade do SSL e HTTPS (Veja nosso artigo sobre SSL), que são capazes de fornecer um nível a mais de segurança para o seu site, incluído em todos os planos;
  2. Backup diário gratuito, incluído em todos os planos;
  3. Suporte 24/7 (vinte e quatro horas por dia, e sete dias por semana).

Escolhendo o seu plano de hospedagem da SiteGround

A SiteGround oferece três tipos de planos:

1. StartUp;
  2. GrowBig; e
  3. GoGeek.

Caso você venda sites para clientes e precisa hospedá-los, ou possua mais de uma empresa e gostaria de economizar no servidor, recomendamos o plano “GrowBig”, pois com esse plano, você terá direito a sites ilimitados. Além das vantagens já mencionadas anteriormente, esse plano te fornece algumas funcionalidades premium do WordPress, que também são bem interessantes.

Escolha o plano que for compatível com as suas necessidades e quando tiver selecionado, clique em “Get Plan”.

Registrando o domínio do seu site

Você será redirecionado para a página de domínio. Você então terá duas opções: registrar um domínio novo (“Register a New Domain”) ou utilizar um domínio pré-existente (“I already have a Domain”), que requisitará um apontamento de DNS.

Por ser uma empresa americana, o domínio padrão será o “.com”, que é o com mais credibilidade e o mais vantajoso, por ser aceito globalmente.

Observação: se você quiser ter também o domínio “.com.br” para o seu site, você poderá contratar a parte.

Para fins didáticos, iremos optar por registrar um novo domínio, o “siteslucrativos.com”. Digite o nome do domínio que você quer registrar e clique em “Proceed”.

Observação: se for o site de algum cliente seu, ele irá passar alguma sugestão de nome para o domínio, e não esqueça de incluir o preço do registro no orçamento!

Em seguida aparecerá uma mensagem afirmando que o domínio está disponível (mas se não estiver, não se preocupe, pois você poderá escolher outro).

Opte por um domínio não muito grande nem muito difícil de escrever. Para dicas de escolha de domínio, temos esse vídeo aqui: Como Escolher um Domínio.

Preenchendo com suas informações pessoais e de conta

Em seguida, você precisará preencher um formulário com informações sobre a conta (“Account Information”), como e-mail e senha, e informações sobre você, ou o seu cliente (“Client Information”), como nome, sobrenome, país, cidade, endereço residencial, CEP e número de telefone. Não é obrigatório preencher as lacunas de “Company” e “VAT/Tax ID”.

Colocando as informações de pagamento

Além disso você deverá colocar também as informações de pagamento (“Purchase Information”), como número do cartão, data de expiração, código de segurança e nome do dono do cartão.

Na seção de “Purchase Information”, você deverá colocar as informações sobre o plano selecionado e o período de renovação. Em “Data Center”, recomendamos que você deixe como está: “USA”.

No nosso exemplo, selecionamos o plano “StartUp” por um período de 12 meses, que deu cerca de 3,95 dólares por mês.

Selecionando o tipo de registro para o seu domínio

No final, você deverá selecionar o tipo de registro para o seu domínio. Em um primeiro momento, recomendamos que você escolha “Domain Registration” por 15,95 dólares.

Observação: todavia, se esse domínio for para um cliente com uma e-commerce grande, por exemplo, talvez a melhor opção seja “SG Site Scanner”. Então, seria interessante você conversar com o seu cliente sobre isso antes.

O total para a gente ficou de 63,35 dólares (que equivale a uns duzentos reais), mas lembramos que esse valor é para o funcionamento do site por 12 meses, sendo necessário renovar somente depois desse período. Quando comparamos com uma loja física, esses duzentos reais é um investimento inicial bem baixo.

Em seguida, confirme os dois checkboxes abaixo e clique em “Pay Now”.

Finalizando

Pronto! Caso o pedido tenha sido aceito, aparecerá uma mensagem confirmando.

Você poderá ter acesso à área do cliente do SiteGround clicando em “Proceed to Customer Area”. Com isso, você irá se deparar com uma interface bem organizada e otimizada, essencial para facilitar a gestão do seu site.

Agora para continuar o processo de criar o seu site do zero, você poderá acessar outros tutoriais aqui do site, inclusive um que recomendamos é o que te ensina a instalar o WordPress com a SiteGround.