Publicado em 15, julho, 2024.
Última atualização em 15, julho, 2024.

Guia Completo para Iniciantes: Como Utilizar o Wix Studio

A Wix lançou uma nova plataforma chamada Wix Studio, ideal para quem deseja criar sites com um toque mais profissional. Este guia é perfeito para iniciantes que querem conhecer todas as funcionalidades da plataforma antes de começar. Se você está pensando em usar o Wix Studio, continue lendo para descobrir todos os recursos que ele oferece.

Diferenças Entre Wix Clássico e Wix Studio

O Wix clássico é conhecido por seu foco no “faça você mesmo”, permitindo que qualquer pessoa crie um site, mesmo sem ser um profissional da área. Já o Wix Studio foi desenvolvido para agências e empresas, oferecendo mais possibilidades de desenvolvimento, mas mantendo a facilidade de uso.

Primeiros Passos no Wix Studio

Para começar, acesse pt.wix.com/studio e faça login ou crie uma conta. Ao entrar no Wix Studio, você verá vários tutoriais úteis. Esses tutoriais são ótimos para esclarecer dúvidas e explorar novas funcionalidades.

Criando Seu Primeiro Site

1.  Criação do Site: Na tela inicial, clique em “Criar novo site”. Você pode começar com uma tela em branco ou escolher entre uma vasta seleção de templates. Diferente do WordPress, no Wix Studio, os templates já estão disponíveis para uso imediato.
2.  Explorando Templates: O Wix Studio oferece uma variedade de templates, incluindo wireframes, que são templates sem imagens ou design, apenas com os elementos posicionados.

Personalizando o Site

•   Adicionar Elementos: No painel à esquerda, você pode adicionar diversos elementos, como imagens, títulos, botões, parágrafos e vídeos. A plataforma funciona no estilo “arrastar e soltar”, semelhante ao Canva.
•   Configurar Páginas: Crie e configure páginas facilmente. Você pode ajustar o SEO, definir a página como principal e adicioná-la ao menu do site.

Funcionalidades Avançadas

•   Colaboração: O Wix Studio permite que você convide até 10 pessoas para colaborar no site. Cada colaborador pode ter diferentes níveis de permissão, como administrador, gestor de site, web designer, entre outros.
•   Animações e Efeitos: A plataforma possui uma variedade de animações e efeitos interativos que podem ser facilmente adicionados aos elementos do site.
•   Gerador de Imagens com IA: O Wix Studio tem uma ferramenta nativa de geração de imagens usando IA, permitindo criar imagens personalizadas diretamente na plataforma.

Criando um Site Rápido

1.  Configuração Inicial: Altere a cor de fundo do site e adicione elementos de texto, CTA (call to action) e vídeos transparentes.
2.  Personalização de Conteúdo: Adicione imagens, configure efeitos de rolagem e ajuste o design conforme necessário.
3.  Finalização: Utilize contêineres para organizar o conteúdo e personalize o cursor do site para uma melhor experiência do usuário.

O Wix Studio oferece uma interface intuitiva e poderosa, perfeita para quem deseja criar sites profissionais com facilidade. Com suas diversas funcionalidades nativas e possibilidades de personalização, é uma excelente ferramenta para designers e desenvolvedores.

Se você gostou deste guia, não deixe de conferir outros tutoriais e explorar mais sobre o Wix Studio. Mantenha a mente aberta para novas ferramentas e possibilidades no desenvolvimento web.

Espero que esta postagem de blog seja útil para você! Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição.