Publicado em 8, fevereiro, 2024.
Última atualização em 8, fevereiro, 2024.

As 10 Maiores Tendências de Web Design para 2024

Olá, pessoal! Aqui é a Bia, web designer da Escola de Site, e hoje estou super empolgada para compartilhar com vocês as 10 maiores tendências de web design que vão dominar o cenário em 2024. Se você é apaixonado por inovação e quer estar por dentro do que há de mais moderno e usual no universo da criação de sites, este post é para você.

Antes de mergulharmos nas tendências, um pedido especial: se gostar do conteúdo, por favor, dê aquele like e inscreva-se no canal para não perder nenhum dos nossos vídeos.

1. Tecnologia de Ponta nos Layouts

O uso avançado da inteligência artificial (IA) em web design está mais em alta do que nunca. Com IA, é possível criar desde imagens personalizadas até textos completos e layouts inspiradores. Ferramentas como a IA do Elementor e o ChatGPT estão revolucionando a forma como criamos sites, tornando os processos mais eficientes e os resultados únicos.

2. Sites Imersivos

A criação de experiências imersivas, que misturam realidade aumentada ou virtual, está ganhando espaço. Esse tipo de site, apesar de exigir um desenvolvimento mais complexo, captura a atenção do usuário de maneira única, oferecendo uma experiência interativa e memorável.

3. Bentô Grids

Inspirado nas marmitas japonesas, o Bentô Grid é uma tendência que organiza o conteúdo em caixas delimitadas dentro de um layout fluido. É uma maneira interessante de apresentar informações de forma organizada e esteticamente agradável, facilitada pelo uso de ferramentas como flexbox e grid containers.

4. Tipografias Criativas e Expressivas

As tipografias agora vão além de simplesmente transmitir informações; elas se tornam elementos visuais poderosos que adicionam personalidade e estilo ao design. Fontes 3D, animadas e de tamanhos exagerados são algumas das formas de se destacar nesse aspecto.

5. Grades, Bordas e Fronteiras Visíveis

Essa tendência se alinha ao Bentô Grid, utilizando linhas e caixas para delimitar e organizar o conteúdo de forma clara e estruturada, seja em um design minimalista ou mais elaborado.

6. Uso Inovador das Cores

Desde o Dark Mode até o uso de cores vibrantes e gradientes complexos, a aplicação criativa das cores é uma tendência que permanece forte. A escolha certa de cores pode não apenas economizar energia em dispositivos móveis mas também dar um toque especial ao design do site.

7. Microinterações e Animações Sutis

Pequenas animações e efeitos de interação podem fazer uma grande diferença na experiência do usuário, tornando o site mais dinâmico e envolvente sem a necessidade de complexidade técnica elevada.

8. Ícones e Ilustrações Personalizadas

A personalização é chave para se destacar. Ícones e ilustrações exclusivas fortalecem a identidade da marca e ajudam a criar uma conexão mais forte com o público.

9. Inclusividade e Representatividade

Elementos visuais que promovem a inclusão e representam a diversidade do público são essenciais para criar conexões autênticas e positivas com os usuários.

10. Design Biofílico e Sustentável

Incorporar elementos da natureza e promover práticas sustentáveis no design de sites não é apenas uma tendência, mas uma necessidade, refletindo a crescente preocupação com o meio ambiente.

Futurismo Retrô

Por último, mas não menos importante, o futurismo retrô combina o charme do vintage com a inovação tecnológica, criando designs que são ao mesmo tempo nostálgicos e futuristas.

Essas são as tendências que prometem marcar o web design em 2024. Se você quer se aprofundar e dominar a arte de criar sites incríveis, confira nosso treinamento completo na Escola de Site. E não esqueça de deixar nos comentários quais tendências você está mais animado para experimentar.

Até a próxima, e continue criando! 🚀