Publicado em 21, outubro, 2021.
Última atualização em 11, outubro, 2023.

3 Melhores Ferramentas de E-mail Marketing em 2022

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas que um negócio online precisa hoje em dia e também uma das que mais trazem resultados.

Saber qual ferramenta de e-mail marketing escolher pode ser o divisor de águas na hora de lançar uma campanha de vendas ou mandar novos conteúdos para seu público.

Se você está procurando empresas de automações que entregam resultados, esse é o seu lugar !  

Com elas você terá altas conversões, ferramentas que entregam bons serviços a ótimos preços ou até serviços gratuitos.

Conheça agora as 3 melhores ferramentas do mercado com planos de e-mail marketing com excelente desempenho e com planos totalmente gratuitos !

As limitações dos planos gratuitos das ferramentas de e-mail marketing

O teste gratuito que as empresas de e-mail marketing disponibilizam é exatamente o que as tornam tão famosas !

Por isso a SendinBlue, MailChimp e AtiveCampaign acabam aparecendo tanto nos vídeos e fóruns de marketing digital e provavelmente você já ouviu falar em uma delas.

Elas oferecem planos gratuitos exclusivos para os iniciantes do mercado digital e a empresas que já estão nele há algum tempo, e isso te permite ter uma ferramenta de e-mail marketing 100% profissional sem pagar um centavo.

Uma coisa que você precisa ter em mente antes de testar quaisquer dos planos gratuitos é o fato de que todas elas possuem limitações.

Ou seja, algumas têm limites de e-mails diários, outras um número máximo de pessoas que podem entrar na sua lista de e-mail….

Então, antes de tudo, saiba que o serviço gratuito que todas elas oferecem é para você testar e posteriormente comprar um plano pago.

Como funciona o e-mail marketing ?

A ferramenta de e-mail marketing é fator determinante do número de vendas e acessos de um site.

Diante de tanta competitividade no mercado, empresas que usam uma sequência de e-mail pré-programada saem na frente das que não tem nenhuma contratada.

Mas o que é o e-mail marketing?

O e-mail marketing nada mais é que um software que enviará e-mails para os leads cadastrados em uma lista.

E é nessa lista de leads que você deve construir sua estratégia de e-mail marketing, criando campanhas de vendas de produtos, uma sequência de e-mails que informará conteúdos novos ou até avisos rápidos para sua lista toda.

Agora imagina se você precisa mandar um e-mail de cada vez para cada pessoa que está cadastrada na sua lista ?

Isso demoraria muito e não é nem um pouco produtivo !

Por isso a ferramenta de e-mail marketing é um facilitador de vendas, por que é preciso somente configurar uma vez e o resto você deixa com o software ! 

MailChimp no e-mail marketing

Dentre as 3 ferramentas de e-mail marketing essa talvez é a mais conhecida. A empresa MailChimp é famosa pelo seu plano gratuito e por ser conhecida como uma assistente do seu e-mail marketing.

Isso mesmo, uma assistente! Quando suas campanhas começam a rodar e trazer dados para a MailChimp ela consegue te auxiliar no que pode ser melhorado.

E no decorrer do contrato que você fechar com a MailChimp ela vai trazer dicas e ações recomendadas para otimizar suas campanhas e te trazer mais resultados.

Esse recurso não está somente na versão paga da ferramenta, na versão gratuita a MailChimp também estará te monitorando e sugerindo as mudanças para melhorar seus e-mails.

O que a MailChimp me entrega ?

1- Abandono de carrinho

Esse recurso é indispensável para quem tem um e-commerce. Nele você consegue configurar e-mails para pessoas que abandonam o carrinho de compras.

Portanto, a função desse tipo de e-mail é fazer as pessoas que estavam quase comprando mas acabaram desistindo de última hora, voltem ao carrinho de compra.

O que pode aumentar muito os seus números de conversões.

O funcionamento de recursos como esse tem resultados surpreendentes de acordo com a Business Insiders, em que diz o seguinte:

“E-mails enviados em até 3 horas após um consumidor abandonar um carrinho têm uma taxa de abertura de 40% e um CTR de 20%. Significa uma taxa de até 20% de reversão.”

Traduzindo: Essa opção da ferramenta voltou 20% do público que tinha desistido de comprar para o carrinho de compra do e-commerce novamente.

É um número considerável, você não acha ?

2- E-mail de Follow-Up

O e-mail de Follow-up podemos dizer que é o acompanhamento que você faz com o cliente durante uma venda que está acontecendo.

Este serve para:

  • Receber feedbacks
  • Convite para leads que estão desengajados 
  • Intensificar a fidelidade do cliente
3- Conectar seu e-commerce ao MailChimp

Outro ponto excelente para sua loja virtual. Esse recurso permite que você mande e-mails constantemente para os clientes, precisando somente pré-programar as datas.

Isso aumenta as chances do seu público de comprarem produtos com mais frequência, porque estão sempre sendo lembrados que seu produto existe.

4- Templates pré-prontos

Esse recurso do MailChimp é muito bom para quem não tem ideia de como montar uma estrutura de e-mail.

Com esses templates você terá uma infinidade de modelos já pré feitos de e-mail que auxiliará seu e-mail marketing dando um ar a mais de profissionalismo.

5- Importação de contatos

Caso você já tenha uma lista de leads e queira migrar para a MailChimp, ela possui um sistema fácil de importação de contatos, precisando somente de alguns clicks.

6- Testes A/B

Esse é um fator determinante na eficiência de uma campanha de e-mail marketing. Pois nela você consegue fazer testes de e-mails que tiveram mais taxas de abertura que outros.

Desse modo, você terá ideia de qual tipo de campanha está tendo melhores resultados que outras.

Além dos 6 recursos listados acima a MailChimp ainda conta com:

  • Excelente desempenho de entregabilidade
  • Criador de formulários
  • Automações já prontas para uso
  • E-mails transacionais

Plano gratuito da MailChimp

O plano gratuito oferecido pela MailChimp tem suas limitações como qualquer amostra grátis de serviços, porém mesmo assim ela libera grandes recursos para usar.

Dentre eles está o limite máximo de 2000 leads e 10.000 e-mails enviados no mês, sendo que diariamente possui um limite de envio de 2000 e-mails.

Além disso, a MailChimp oferece mais recursos que listarei a seguir:

  • Feedbacks básicos 
  • E-mail de abandono de carrinho
  • Alguns templates 
  • E-mail de boas vindas
  • 1 Público
  • 1 Licença de permissão

Agora uma coisa que você precisa estar atento é quando exceder o limite de 2000 contatos na sua lista de e-mail.

No momento em que ultrapassar o limite, a MailChimp estará travando todas as suas campanhas até que você adquira algum plano pago.

Porém, se você reduzir a sua base de contatos para menos de 2000, você poderá continuar com seu plano gratuito normalmente.

Dica: Quando um contato se desinscreve da sua lista e optar por não receber mais e-mails, ele ainda estará contando como um contato.

Planos pagos MailChimp

Para negócios que já estão crescendo e precisam de mais espaço de armazenamento de contatos, a MailChimp oferece 3 tipos de planos.

Os preços variam de R$55,00 a R$1670,00 mensais, tendo cada um vantagens diferentes de acordo com o preço pago por mês.

Os planos mais baratos tem uma marca de 500 contatos, e cada lead que ultrapassar esse número é cobrado um valor a mais proporcional aos contatos que passarem desse limite.

Nesse caso, quando os usuários são excluídos ou arquivados, eles não contam no adicional do valor do seu plano.

ActiveCampaign no e-mail marketing

Esta é outra ferramenta muito completa quando o assunto é e-mail marketing.

A ActiveCampaign é famosa também pela opção de teste de sua ferramenta de forma gratuita, e por ser uma das empresas de e-mail marketing com os preços mais acessíveis.

O que a ActiveCampaign me entrega ?

Dentre os diversos recursos que a ActiveCampaign oferece em seus planos, os principais são:

  • Abandono de Carrinho
  • Teste A/B
  • Importação de contatos
  • Inúmeros templates 

Além desses recursos, a ActiveCampaign oferece alguns que merecem um detalhamento melhor:

1- Teste de Spam

Saber que as pessoas estão recebendo seus e-mails na caixa de entrada é algo de extrema importância para um sistema de automação eficiente.

Agora pense que os seus clientes estão recebendo todas as suas mensagens, mas estão caindo na caixa de spam.

Isso seria algo desastroso para qualquer um que está investindo seu dinheiro suado em um sistema de automação para impulsionar seu negócio próprio.

Portanto, para que esse tipo de situação não aconteça, a ActiveCampaign tem em seu sistema o teste de spam.

Que nada mais é que um sistema que avalia o campo de assunto do e-mail que você escreveu, e de acordo com os resultados da avaliação, o software mostrará se está aprovado ou reprovado no teste de spam.

Desse modo, você consegue ter certeza que suas ofertas e lembretes estão chegando na caixa de entrada dos seus inscritos.

2- Infinidade de Automações

Esse recurso tem como principal objetivo facilitar a vida de quem está começando a preparar suas sequências de e-mails.

Nessas sequências pré feitas, existem o básico preparado para sequência de boas-vindas e abandono de carrinho. 

Além disso, ela conta com  automações já programadas para setores imobiliários, saúde, etc.

E claro, você pode criar as automações do zero se você quiser, os modelos são apenas sugestões que a ActiveCampaign deixa disponível para os assinantes e podem ser modificados ao seu gosto.

Outro ponto interessante da ActiveCampaign dentro das automações é o sistema de tagueamento de leads, que possibilita que você segmente melhor os leads da sua lista . 

3- Assistente de e-mails

Assim como na MailChimp, a ActiveCampaign conta com um assistente de otimização dos seus e-mails.

Nele você estará recebendo feedbacks sobre qual medida tomar para melhorar a qualidade de suas automações, campo de assunto, relatório de e-commerce, etc.

4- Excelente desempenho de entregabilidade

É fundamental em um serviço de e-mail marketing que os recados estejam chegando nas caixas de entrada dos leads.

Para esse tipo de situação a ActiveCampaign se encontra entre as melhores em serviço de entregabilidade.

Ou seja, você dificilmente terá problemas de e-mails que não chegaram para seus inscritos, e acredite, muitos serviços de e-mail marketing tem esse tipo de problema.

Plano gratuito ActiveCampaign

O plano gratuito da ActiveCampaign conta com alguns recursos disponíveis para teste, porém com um prazo limitado de teste de 14 dias.

Sendo que você somente terá disponível 100 contatos para teste com um limite de 100 e-mail para enviar. Além de ter as seguintes funções indisponíveis:

  • Envio de campanhas de auto-resposta
  • Função de SMS
  • Formulários personalizados

E caso você queira desfrutar melhor dessa ferramenta, você precisa contratar pelo menos o plano mais em conta da ActiveCampaign, que estarei mostrando a seguir.

Planos pagos ActiveCampaign

Os planos disponíveis pela ActiveCampaign são: Lite, Plus, Professional e Enterprise, cada um deles contém mais recursos que outros de acordo com o aumento do preço de cada plano.

Os preços variam de R$50,00 a R$1205,00 mensais, como mostrado na imagem abaixo:

Algo importante de se atentar nos preços que a ActiveCampaign cobra em seus pacotes, é que o preço não é fixo. 

Logo que o número de contatos da sua lista exceda o limite proposto de 500 contatos, é cobrado um valor equivalente à quantidade que passou o limite do plano.

SendinBlue no e-mail marketing

Agora vamos para a nossa última empresa de e-mail marketing do nosso top 3, a SendinBlue. Ela se encontra nessa lista justamente por conter ótimos desempenhos a preços acessíveis.

A SendinBlue se destaca perante aos concorrentes por ser uma ferramenta de automação mais barata em comparação a MailChimp, por exemplo.

Além disso, seu plano gratuito tem alguns recursos a mais que outros testes de empresas de e-mail marketing não oferecem.

O que a SendinBlue me entrega ?

Assim como outras ferramentas de e-mail marketing já citadas nesse top 3, a SendinBlue conta com muitos recursos que entregam resultados, como:

  • Relatórios de auxílio
  • Excelente entregabilidade 
  • Testes A/B
  • Automações pré feitas

A ferramenta ainda conta com mais recursos que merecem uma atenção a mais, que conferem os diferenciais da SendinBlue.

1-Contatos ilimitados

Esse detalhe que a SendinBlue deixa para os usuários é um grande fator que deixa a SendinBlue na frente das demais concorrentes.

Enquanto muitas das empresas de e-mail marketing cobram por contatos que passem do limite proposto no plano, a SendinBlue não coloca limites em seus pacotes.

Isso para todos os planos, incluindo o gratuito.

2- Facilidade de uso

Com um mundo que cada vez precisa de mais tempo, a SendinBlue construiu uma plataforma que entrega muita facilidade no manuseio da ferramenta.

Esse fato otimiza e muito o tempo da equipe de marketing de um negócio, que não precisa passar horas entendendo como funciona o sistema.

3- Preços baixos

Talvez essa seja a razão que faça as pessoas optarem pela SendinBlue perante as outras ferramentas de e-mail marketing, os preços abaixo da média.

Esse valor baixo está ligado aos contatos ilimitados que a empresa disponibiliza para os clientes, em que não é cobrado nenhum valor com a quantia a mais de contatos.

Mas fique atento que os planos não possuem valores fixos, a SendinBlue tem sim suas taxas adicionais, só que elas são baseadas no volume a mais de e-mails que você envia.

Plano Gratuito SendinBlue

Assim como todo plano gratuito, a SendinBlue oferece sim muitos recursos excelentes com algumas limitações. Você terá disponível uma quantia ilimitada de contatos com envio de 300 e-mails diários.

E não para por aí ! A SendinBlue entrega em seu teste gratuito o recurso de fluxograma de trabalho, segmentação de e-mails e templates para personalizar suas mensagens.

Plano Pago SendinBlue

Assim que seu negócio expandir e precisar de um volume maior de e-mails a serem mandados, a SendinBlue conta com 3 pacotes de serviços pagos:

  • Lite
  • Premium
  • Empresarial

Para esses serviços existem preços diferentes uns dos outros que deixam recursos diferentes para utilizar, tendo seus preços variando de $25,00 a $65,00 mensais.

Atenção nos pontos importantes do e-mail marketing !

Todas as ferramentas de e-mail marketing que eu te apresentei acima são excelentes empresas quando o assunto é automação.

Inclusive todas são grandes professoras, pois irão sempre te auxiliar com dicas e feedbacks em cada campanha que você lançar.

Mas entenda algumas coisas nos seguintes pontos:

1° Preços altos

Sim, ferramentas de e-mail marketing são um pouco caras para quem está começando, mas todo esse custo é por causa dos grandes resultados que elas trazem.

Então, sempre que for contratar algum plano da MailChimp, ActiveCampaign ou SendinBlue, escolha o que cabe no seu bolso e o que seja do tamanho do seu negócio.

Só quando sua lista de leads crescer o suficiente, você irá contratar planos mais robustos, nunca ao contrário. Se não será apenas dinheiro gasto sem necessidade.

2° Engajamento

Quando se fala em automação de e-mails você precisa pensar que isso é uma forma de engajar seu público.

Logo que uma pessoa se cadastrar na sua lista de leads ela estará recebendo todas as mensagens que estão programadas ali.

Por isso, sempre terá um fluxo constante de pessoas voltando no seu site para consumir o conteúdo que você produz, inclusive produtos em muitos casos.

Mas porque o engajamento é tão importante ?

Então… Digamos que você possui algum lead que faz muito tempo que não volta no seu site, o e-mail marketing serve para lembrar que você existe !

E além do mais, o engajamento aumenta suas chances de serem encontrados nos motores de busca do Google por novos clientes.

Conclusão

Agora que você está por dentro de todos os artifícios que o nosso top 3 ferramentas de automação pode fazer por você, é só escolher qual é o mais apropriado para os seus objetivos.

Muitas delas possuem as mesmas ferramentas e alguns diferenciais entre si, mas o mais importante é que todas são excelentes empresas e vão entregar o que prometem.

Fique ligado em todos os detalhes que apresentei aqui pra você que tenho certeza que você vai escolher a melhor para o seu objetivo!

Super Bônus

Pra você que me acompanhou nesse post até aqui, vou deixar um bônus exclusivo da aEscoladeSites, uma 4ª ferramenta de Email Marketing que nós recomendamos:

A plataforma SendPulse é mais uma excelente opção para desenvolver campanhas de e-mail marketing . O serviço oferecido é versátil e traz uma variedade de recursos poderosos para empresas de todos os tamanhos.

A SendPulse é uma das opções mais indicadas em razão de seu plano gratuito repleto de funcionalidades profissionais, além de seus planos pagos extremamente baratos e robustos.

Você pode configurar fluxos de trabalho de automação para envio automático de e-mails com base em ações do usuário, como aberturas de e-mails ou cliques em links.

Outra vantagem é a integração com várias outras ferramentas e canais de marketing, como SMS, chatbots e notificações web push, proporcionando uma abordagem multicanal para o seu marketing.

O que a SendPulse me entrega?

Entre os principais recursos oferecidos pela ferramenta da SendPulse, os destaques são:

  • Testes A/B
  • Biblioteca de templates pré-projetados
  • Possibilidades de segmentação
  • Automação de campanhas

Agora, vamos conhecer algumas possibilidades deste serviço mais a fundo:

1 – Criador intuitivo de arrastar e soltar

O criador de e-mails de arrastar e soltar torna a elaboração de campanhas um processo simples e eficiente. Com uma interface amigável, você pode facilmente personalizar seus e-mails, arrastando elementos como imagens, textos e botões para criar layouts atraentes.

Isso permite que até mesmo os iniciantes em marketing digital desenvolvam mensagens de alta qualidade sem a necessidade de habilidades técnicas avançadas.

2 – Templates para diversos negócios

Para atender às necessidades de diferentes setores e tipos de negócios, a SendPulse oferece uma ampla variedade de templates de e-mail profissionais e personalizáveis.

Seja você uma empresa de e-commerce, um restaurante, uma agência de viagens ou qualquer outro tipo de empresa, você encontrará modelos adequados para sua indústria.

Esses modelos pré-projetados economizam tempo e garantem que seus e-mails tenham uma aparência profissional e cativante.

3 – Formulários de inscrição

A ferramenta permite criar facilmente formulários de inscrição para o seu site ou landing page e personalizá-los de acordo com a identidade da sua marca.

Esses formulários ajudam a construir sua lista de contatos e a aumentar o envolvimento com seu público-alvo, permitindo que você expanda sua base de clientes de forma eficaz.

4 – Segmentação

A capacidade de enviar mensagens direcionadas para diferentes segmentos de sua lista de contatos é crucial para o sucesso de suas campanhas de e-mail.

Com a SendPulse, você adquire recursos avançados de segmentação que permitem dividir sua lista com base em critérios como comportamento do usuário, dados demográficos e histórico de compras.

Isso significa que você pode personalizar suas mensagens para atender aos interesses e necessidades específicas de diferentes grupos de destinatários, aumentando a relevância e a eficácia de suas campanhas.

5 – Validador de e-mail

A plataforma conta com validador de e-mail integrado que verifica a validade de endereços de e-mail em sua lista, identificando e removendo endereços inválidos, duplicados e desativados.

Isso ajuda a melhorar a entregabilidade de suas mensagens e a reduzir a taxa de e-mails devolvidos.

6 – Automação de marketing

A automação de marketing é uma parte essencial das estratégias modernas de e-mail marketing.

Você pode configurar fluxos de trabalho de automação que automatizam o envio de e-mails com base em ações do usuário, como aberturas de e-mails, cliques em links ou compras.

Assim, é possível nutrir leads de forma personalizada ao longo do ciclo de vida do cliente, economizando tempo e aumentando a eficácia de suas campanhas.

Com a automação da SendPulse, você pode criar jornadas de marketing altamente eficientes para converter leads em clientes fiéis.

Plano gratuito SendPulse

Apesar de não possuir todas as funcionalidades da plataforma, o plano gratuito de e-mail marketing da SendPulse se destaca entre seus concorrentes, pois conta com diversos recursos interessantes e muito úteis para quem está começando.

O plano tem o limite de 500 assinantes e 15.000 e-mails por mês, além de todas as ferramentas que você pode precisar para iniciar suas campanhas, como:

  • Automação 360
  • 1 landing page
  • Vasta biblioteca de templates

Planos pagos SendPulse

O serviço oferece os seguintes planos pagos: Padrão, Profissional e Empresa, em ordem de mais recursos e ferramentas disponíveis, conforme o aumento do valor cobrado.

Os preços das modalidades pagas variam entre R$ 26,40 e R$ 44,35, considerando a cobrança anual que garante 20% de desconto.

O usuário deve estar atento, porque os preços oferecidos para cada plano são variáveis de acordo com o número de assinantes que você possuir em sua lista. Os valores indicados aqui dizem respeito a listas de até 500 assinantes.

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