Publicado em 17, outubro, 2024.
Última atualização em 17, outubro, 2024.

Como Migrar Seu E-commerce para uma Hospedagem Cloud com Facilidade

Se você está vendendo online ou já tem um e-commerce em operação, a performance do seu site é um fator crítico para o sucesso. Muitos lojistas, no entanto, ainda utilizam hospedagens compartilhadas, que podem limitar o desempenho à medida que o negócio cresce. Se você está enfrentando lentidão ou problemas durante picos de tráfego, saiba que a solução pode estar na migração para uma hospedagem Cloud.

Neste artigo, vamos te mostrar como migrar seu e-commerce, seja ele de dropshipping ou outro modelo, para uma hospedagem Cloud de maneira simples, usando o Elementor Pro e o plugin WP Vivid.

Por Que a Hospedagem Compartilhada Pode Ser um Problema?

A hospedagem compartilhada é ideal para quem está começando. No entanto, conforme o site atrai mais visitantes e gera mais vendas, essa opção pode se tornar insuficiente. Isso acontece porque, em uma hospedagem compartilhada, vários sites estão no mesmo servidor, o que acaba comprometendo a velocidade e a estabilidade do seu e-commerce.

Durante picos de tráfego, sua loja pode ficar lenta ou até cair, afetando diretamente suas vendas e a experiência do cliente.

O Que é Hospedagem Cloud?

A hospedagem Cloud resolve esse problema ao distribuir seus dados em vários servidores. Com isso, você garante:

• Flexibilidade: paga apenas pelo espaço que realmente utiliza.
  • Escalabilidade: sua loja aguenta picos de tráfego sem interrupções.
  • Confiabilidade: os dados ficam armazenados em múltiplos servidores, aumentando a segurança.
  • Facilidade de uso: a gestão dos servidores é feita pelo provedor, facilitando a administração.

Como Migrar Seu E-commerce

1. Escolha o Provedor Ideal

Para essa migração, recomendamos a Cloudways, que atua como intermediária entre grandes empresas como AWS, Google Cloud e Linode, facilitando o uso dessas plataformas sem necessidade de conhecimentos técnicos avançados.

2. Criação da Conta na Cloudways

O primeiro passo é acessar o site da Cloudways e criar uma conta. A aprovação pode levar até um dia.

3. Configurando o Servidor

Com a conta aprovada, siga estes passos:

• No painel da Cloudways, clique em “Add Server”.
  • Escolha o WordPress como a aplicação.
  • Selecione um provedor, como AWS ou Google Cloud, e ajuste a localização do servidor (recomendamos São Paulo).
  • Defina o tamanho do servidor conforme suas necessidades (um servidor de 2GB é ideal para a maioria dos e-commerces).

4. Instalando o WordPress e Elementor Pro

Após configurar o servidor, faça o login no WordPress. Em seguida:

• Instale e ative o plugin Elementor Pro.
  • Utilize o tema Hello, que é leve e compatível com o Elementor.

5. Importando um Template de Loja

No Elementor, vá até a opção “Kit Library” e selecione um template de e-commerce para começar a customizar sua loja. Isso te dará uma boa base para montar sua loja com rapidez.

6. Migrando Seu Site Existente

Se você já possui uma loja em WordPress, a migração é simples com o plugin WP Vivid:

• No site atual, instale o WP Vivid e use a função “Exportar” para fazer o backup.
  • No novo site, instale o WP Vivid novamente e use a função “Importar” para transferir todos os dados para a nova hospedagem.

7. Ajustando o Domínio

Após a migração do conteúdo, você precisará configurar o apontamento do seu domínio para a nova hospedagem. O suporte da Cloudways pode te ajudar nesse processo, se necessário.

Por Que a Hospedagem Cloud Vale o Investimento?

A hospedagem Cloud oferece muito mais capacidade do que uma hospedagem física. Se compararmos ao aluguel de uma loja física, a hospedagem Cloud é extremamente vantajosa. Por um valor muito menor, você tem acesso a uma estrutura capaz de atender milhares de clientes sem comprometer a performance do seu site.

Migrar seu e-commerce para uma hospedagem Cloud pode ser a chave para o sucesso do seu negócio, proporcionando mais velocidade, estabilidade e escalabilidade. Com as dicas que passamos, você agora tem tudo o que precisa para realizar essa mudança com tranquilidade.

Se restar alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo! E não se esqueça de conferir nosso vídeo completo sobre o assunto clicando aqui.

Faça Sua Loja Crescer com a Cloudways

Se você está pronto para melhorar a performance do seu e-commerce, não perca mais tempo com hospedagens lentas e ultrapassadas. A Cloudways oferece as soluções que você precisa para escalar seu negócio, com servidores rápidos, flexíveis e confiáveis. Acesse Cloudways agora e comece a transformar sua loja online!